
A Crise do COVID-19
e as Instituições Educacionais
Confira conteúdos essenciais dos nossos especialistas sobre educação.
GRATUITO
16 de dezembro de 2020
Educação 2021: Presencial; EAD; Híbrido; e Ensino Conectado – Como atender as Portarias MEC n. 1.038 (07/12/20), 1.030 (01/12/20) e o Parecer CNE n. 19 (09/12/20).

Conferencista
Wildenilson Sinhorini e Niube Ruggero
16 de dezembro de 2020
Educação 2021: Presencial; EAD; Híbrido; e Ensino Conectado – Como atender as Portarias MEC n. 1.038 (07/12/20), 1.030 (01/12/20) e o Parecer CNE n. 19 (09/12/20).
Wildenilson Sinhorini e Niube Ruggero
12 de novembro de 2020
Escola Segura no Covid-19 - Cases de Sucesso e Protocolo de Segurança para Aulas e Atividades Presenciais na Ed. Básica e no Ensino Superior Copiar
Ângela Basso, Marcos Aurélio Alves, Ana Paula Queiroz, Raphaela Gubert, Luis Filipe Rache Soares e João Vianney
04 de novembro de 2020
Prospectivas para o Mercado da Educação Superior em 2021
João Vianney e Paulo Presse
28 de outubro de 2020
Resultados do ENADE 2019 - O que Você Precisa Saber
Adriano Coelho
21 de outubro de 2020
Lançamento da Análise Setorial da Educação Privada Brasil - 13ª Edição
Paulo Presse e Vânia Hernandes
23 de setembro de 2020
Gestão da Aprendizagem na Educação Superior
Andressa Paiva
09 de setembro de 2020
A Educação & a Pandemia: O retorno às aulas presenciais e a Covid-19
Dr. Marcelo Otsuka e Luís Curi
02 de setembro de 2020
Crescimento Exponencial: Como Incrementar a Captação de Alunos em IES
Tiago Stachon Cibele Schuelter
Publicações Oficiais

Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino
Ministério da Educação
JUL.2020

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica
Conselho Nacional de Educação
29.OUT.2020

Portaria INEP nº 552/2020 - Listagem de Normativos do INEP
Diário Oficial da União
30.SET.2020

Portaria Normativa Nº 80, de 13 de Julho de 2020
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
13.JUL.2020

Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas
Presenciais e Não Presenciais
Conselho Nacional de Educação
07.JUL.2020
White Papers
Seminário discute critérios para reabrir Escolas e Faculdades durante a Pandemia
08.SET.2020
Hoper Educação
A Hoper Educação realiza nesta quarta-feira (9 de setembro) seminário nacional aberto e gratuito com os temas da polêmica da volta às aulas presenciais no país. O título do Webinar que será transmitido é A Educação & a Pandemia: “O retorno às aulas presenciais e o Covid-19”.

Critérios para reabrir Escolas e Faculdades durante a Pandemia
04.SET.2020
Hoper Educação
Devemos ou não retomar as aulas presenciais ainda em 2020, ou somente em 2021? Quais são as condições sanitárias e os indicadores científicos para a retomada? Só depois da vacina, ou a partir de um determinado grau de imunização da sociedade já seria possível reabrir os estabelecimentos?

O impacto da LGPD na captação de alunos
31.AGO.2020
Cibele Schuelter
O Senado acaba de aprovar a entrada em vigor da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados. A par dos prazos exatos da validade da lei ou da aplicação das sanções inerentes ao seu não cumprimento, uma coisa é certa: proteção de dados no Brasil é um caminho sem volta. É uma tendência mundial já adotada por boa parte dos países e que implica, para além de tantos outros benefícios, em agregar às marcas uma proposta de valor aos seus usuários.

Candidatos do Enem preferem adiar as provas para maio de 2021
18.JUN.2020
Pesquisa Hoper Educação
Pesquisa realizada pela Hoper Educação e pelo Curso Enem Gratuito revelou também a preferência da prova em dois finais de semana seguidos, e não uma única prova mais simples.

Portaria Nº 544, de 16 de Junho de 2020
17.JUN.2020
Niube Ruggero
Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.

Perguntas e respostas feitas no Webinar: currículo como ferramenta de aprendizagem, desenvolvimento de competências e redução de custos
14.ABR.2020
Rui Fava

Currículo como ferramenta de aprendizagem, desenvolvimento de competências e redução de custos
13.ABR.2020
Rui Fava
Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado, me ensinava meu épico e querido pai, citando um ancestral provérbio chinês. Acredito piamente que as dificuldades, imprecisões e lacunas da educação estão no planejamento curricular e não na escolha metodológica. São os conteúdos a serem ensinados, as competências e habilidades que serão desenvolvidas que determinam a metodologia a ser utilizada e não o contrário.

Uma pandemia de novas ideias
08.ABR.2020
Prof. Dr. Malcon Anderson Tafner
Todo grande problema que enfrentamos em nossas vidas, também traz consigo grandes benefícios, aprendizados e novas soluções, mas só as percebemos quando temos olhos para o que é novo, e de certa forma inesperado.

Tempo de covid-19 também é tempo de responsabilidade social das IES
02.ABR.2020
Wildenilson Sinhorini
Nestes tempos de crise causados pela pandemia do Covid-19, as instituições educacionais precisam colaborar e não realizar atividades de aglomerações de pessoas, por isto é inviável a realização das aulas presenciais até que superemos este momento difícil em que o Brasil e todos os países do Mundo estão passando. Toda a comunidade acadêmica precisa fazer a sua parte e “ficar em casa” sempre que possível, como orientado pela OMS e o Ministério da Saúde.

Novo calendário de abertura de processos regulatórios ano 2020 serão prorrogados
27.MAR.2020
Equipe do Sistema e Cadastro e-MEC
Considerando o contexto atual de pandemia do Coronavirus (COVID 19), informa-se que os prazos previstos para o calendário de abertura de processos regulatórios ano de 2020 serão prorrogados, conforme portaria a ser publicada em breve.

Captar alunos ou não neste momento de covid-19?
26.MAR.2020
Cibele Schuelter
Estamos vivendo um momento que mudará o mundo para sempre! Na educação, milhões de alunos em todo o mundo, inclusive as crianças, estão experimentando pela primeira vez o ensino a distância. E os feedbacks de sucesso não param de chegar.

Quarentena obriga a reinvenção digital da sala de aula
25.MAR.2020
Jucimara Roesler e Jeferson Pandolfo
Você e sua escola ou faculdade não estão sozinhos na corrida contra o tempo para seguir com o calendário letivo e atender alunos e professores nas atividades de aprendizagem e de ensino durante a quarentena provocada pelo Coronavírus Covid-19.

A Crise do Covid-19 e a Imagem das Instituições Educacionais: Como Reduzir Eventuais Impactos Negativos
20.MAR.2020
Cibele Schuelter
A repercussão sem precedentes da pandemia do Coronavírus trouxe uma emergência de posicionamento e decisões institucionais que os gestores das IES não pensavam que um dia precisariam tomar.

Legislação Aplicada ao Atual Momento de Pandemia
20.MAR.2020
Niube Ruggero
Desde a semana passada, nossa resistência e memória estão sendo colocados à prova. É Nota de Esclarecimento do CNE – Conselho Nacional de Educação, é Portaria No 343 que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19.

Segurança para as Pessoas, Operação em Funcionamento — Home Office e Outras Medidas
20.MAR.2020
Carla Oliveira
O mundo pós-moderno e globalizado trouxe para a sociedade conhecimentos escaláveis, desenvolvimento tecnológico e social e inúmeros outros benefícios. No entanto, trouxe também a complexidade de uma sociedade conectada. É neste cenário que lidamos com os desafios de uma crise global, que coloca em risco a saúde das pessoas em qualquer canto do mundo.

Ferramentas para Viabilizar a Educação Domiciliar e a Distância em Tempos de Confinamento
18.MAR.2020
Cibele Schuelter
Março de 2020. As instituições de ensino superior e escolas de educação básica têm alguns poucos dias para criarem alternativas de disponibilização de conteúdos a distância, a fim de que seus alunos possam desenvolver atividades domiciliares, sem prejuízo completo para as atividades acadêmicas.

Covid-19 - Como a Comunicação nas Instituições de Ensino Pode Ser Eficaz no Gerenciamento da Crise
18.MAR.2020
Daniele Piazzi e Karla Caldas Ehrenberg
Diante da pandemia do COVID-19 toda a sociedade passa por um momento de apreensão, dúvidas e, acima de tudo, mudanças. Uma crise como essa, de proporções mundiais, requer a execução de um plano baseado em conhecimento, estratégias e ações.
