Publicações Oficiais
White Papers
Seminário discute critérios para reabrir Escolas e Faculdades durante a Pandemia
08.SET.2020
Hoper Educação
A Hoper Educação realiza nesta quarta-feira (9 de setembro) seminário nacional aberto e gratuito com os temas da polêmica da volta às aulas presenciais no país. O título do Webinar que será transmitido é A Educação & a Pandemia: “O retorno às aulas presenciais e o Covid-19”.
Critérios para reabrir Escolas e Faculdades durante a Pandemia
04.SET.2020
Hoper Educação
Devemos ou não retomar as aulas presenciais ainda em 2020, ou somente em 2021? Quais são as condições sanitárias e os indicadores científicos para a retomada? Só depois da vacina, ou a partir de um determinado grau de imunização da sociedade já seria possível reabrir os estabelecimentos?
O impacto da LGPD na captação de alunos
31.AGO.2020
Cibele Schuelter
O Senado acaba de aprovar a entrada em vigor da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados. A par dos prazos exatos da validade da lei ou da aplicação das sanções inerentes ao seu não cumprimento, uma coisa é certa: proteção de dados no Brasil é um caminho sem volta. É uma tendência mundial já adotada por boa parte dos países e que implica, para além de tantos outros benefícios, em agregar às marcas uma proposta de valor aos seus usuários.
Portaria Nº 544, de 16 de Junho de 2020
17.JUN.2020
Niube Ruggero
Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.
Currículo como ferramenta de aprendizagem, desenvolvimento de competências e redução de custos
13.ABR.2020
Rui Fava
Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado, me ensinava meu épico e querido pai, citando um ancestral provérbio chinês. Acredito piamente que as dificuldades, imprecisões e lacunas da educação estão no planejamento curricular e não na escolha metodológica. São os conteúdos a serem ensinados, as competências e habilidades que serão desenvolvidas que determinam a metodologia a ser utilizada e não o contrário.
Tempo de covid-19 também é tempo de responsabilidade social das IES
02.ABR.2020
Wildenilson Sinhorini
Nestes tempos de crise causados pela pandemia do Covid-19, as instituições educacionais precisam colaborar e não realizar atividades de aglomerações de pessoas, por isto é inviável a realização das aulas presenciais até que superemos este momento difícil em que o Brasil e todos os países do Mundo estão passando. Toda a comunidade acadêmica precisa fazer a sua parte e “ficar em casa” sempre que possível, como orientado pela OMS e o Ministério da Saúde.
Novo calendário de abertura de processos regulatórios ano 2020 serão prorrogados
27.MAR.2020
Equipe do Sistema e Cadastro e-MEC
Considerando o contexto atual de pandemia do Coronavirus (COVID 19), informa-se que os prazos previstos para o calendário de abertura de processos regulatórios ano de 2020 serão prorrogados, conforme portaria a ser publicada em breve.
Captar alunos ou não neste momento de covid-19?
26.MAR.2020
Cibele Schuelter
Estamos vivendo um momento que mudará o mundo para sempre! Na educação, milhões de alunos em todo o mundo, inclusive as crianças, estão experimentando pela primeira vez o ensino a distância. E os feedbacks de sucesso não param de chegar.
Quarentena obriga a reinvenção digital da sala de aula
25.MAR.2020
Jucimara Roesler e Jeferson Pandolfo
Você e sua escola ou faculdade não estão sozinhos na corrida contra o tempo para seguir com o calendário letivo e atender alunos e professores nas atividades de aprendizagem e de ensino durante a quarentena provocada pelo Coronavírus Covid-19.
A Crise do Covid-19 e a Imagem das Instituições Educacionais: Como Reduzir Eventuais Impactos Negativos
20.MAR.2020
Cibele Schuelter
A repercussão sem precedentes da pandemia do Coronavírus trouxe uma emergência de posicionamento e decisões institucionais que os gestores das IES não pensavam que um dia precisariam tomar.
Legislação Aplicada ao Atual Momento de Pandemia
20.MAR.2020
Niube Ruggero
Desde a semana passada, nossa resistência e memória estão sendo colocados à prova. É Nota de Esclarecimento do CNE – Conselho Nacional de Educação, é Portaria No 343 que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19.
Segurança para as Pessoas, Operação em Funcionamento — Home Office e Outras Medidas
20.MAR.2020
Carla Oliveira
O mundo pós-moderno e globalizado trouxe para a sociedade conhecimentos escaláveis, desenvolvimento tecnológico e social e inúmeros outros benefícios. No entanto, trouxe também a complexidade de uma sociedade conectada. É neste cenário que lidamos com os desafios de uma crise global, que coloca em risco a saúde das pessoas em qualquer canto do mundo.
Ferramentas para Viabilizar a Educação Domiciliar e a Distância em Tempos de Confinamento
18.MAR.2020
Cibele Schuelter
Março de 2020. As instituições de ensino superior e escolas de educação básica têm alguns poucos dias para criarem alternativas de disponibilização de conteúdos a distância, a fim de que seus alunos possam desenvolver atividades domiciliares, sem prejuízo completo para as atividades acadêmicas.
Covid-19 - Como a Comunicação nas Instituições de Ensino Pode Ser Eficaz no Gerenciamento da Crise
18.MAR.2020
Daniele Piazzi e Karla Caldas Ehrenberg
Diante da pandemia do COVID-19 toda a sociedade passa por um momento de apreensão, dúvidas e, acima de tudo, mudanças. Uma crise como essa, de proporções mundiais, requer a execução de um plano baseado em conhecimento, estratégias e ações.