COMO ENGAJAR A GERAÇÃO Z?
- Denise Paro

- 17 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Para o professor de MBA Filipe Santos é preciso entender o comportamento dos nativos digitais.
Conquistar a atenção da Geração Z é um desafio para um mundo ainda moldado por uma parcela da mentalidade de quem nasceu na era analógica. Por isso, é preciso entender o comportamento dos nativos digitais e usar ferramentas adequadas.
O assunto foi tema da palestra Engajamento e Conversão da Geração Z na Era da IA Generativa, proferida pelo professor de MBA, consultor de inovação e mentor de Geração Z, Filipe Santos.
Ele foi um dos conferencistas do Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação – Prodeese, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, no Hotel Wish, em Foz do Iguaçu, que teve com o eixo Marketing e Comunicação.
Para Filipe, além da geração Z, há outros importantes elementos que fazem parte das mudanças que estão ocorrendo na sociedade: a 5ª. Revolução Industrial e a Inteligência Artificial Generativa.
Em 2020, em três meses de pandemia, a sociedade avançou o equivalente a 10 anos de adesão tecnológica, afirma Filipe. Essa aceleração gerou um desenvolvimento da IA Generativa e antecipou a 5ª. Revolução Industrial que deveria acontecer por volta de 2030 e deve ocorrer a partir do ano que vem.
“A gente precisa se preparar nas instâncias individual e coletiva para este tipo de mudança”, frisa o palestrante. De acordo com ele, as revoluções pós-internet previstas são: web 3, blockchain, metaverso, 5G e 6G, computação quântica, inteligência artificial, biogenética, nanotecnologia e robótica.
Ele diz que é essa pauta que vai estar presente no trabalho e no modelo de negócios inovador.
As diferentes gerações:
Atualmente 5 gerações convivem na sociedade:
Builders (silenciosos) – 1929-1945
Baby boomers – 1946-1964
Busters X – 1965-1982
Millennials Y – 1993-1996
Nativos Digitais Z – 1997-2012
Uma nova geração de transição surgiu entre Y e Z, chamada Zillennials. São jovens que não são Y nem Z (1996-2002).
A geração Z, diz Filipe, é a primeira nativa de hiperconexão, que vive o maior volume de upload da história. Ela é vista como audiência, cliente, alunos ou força de trabalho.
Para engajar a geração Z na era da IA é preciso:
Personalização em massa com IA generativa: 85% da Geração Z descobre novos produtos nas redes sociais e 40% utilizam o TikTok como ferramenta de busca.
Conteúdo visual e interativo: vídeos curtos e gráficos dinâmicos são fundamentais para captar a atenção dessa geração
Utilização de comunidades digitais e creators: 82% da Geração Z confia mais em amigos e familiares do que em influenciadores, mas 52% ainda confia em influenciadores para decisões de compra.
Autonomia e empoderamento no processo de decisão: as marcas devem fornecer dados claros e honestos para que essa geração possa tomar decisões.
Conteúdo educativo de valor agregado: a geração Z prefere conteúdos que ofereçam valor e estejam alinhados com suas metas educacionais e de carreira.
Adoção de plataformas de conteúdo gerado pelo usuário (UGC): quase um terço da Geração Z bloqueia ou deixa de seguir marcas que consideram não autênticas.
Marketing orientado a dados e inteligência preditiva: a análise de dados é fundamental para entender as preferências e comportamentos, permitindo segmentar audiências de forma mais eficaz.
Foco em sustentabilidade e responsabilidade social: 77% da Geração Z prefere marcas que promovem igualdade e diversidade, mas essa promoção deve ser genuína, refletindo a diversidade interna das empresas
Fidelidade e retenção com hiper personalização contínua: 62% da Geração Z desconfia de conteúdos gerados por IA sem um toque humano.

Denise Paro
Jornalista
ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).



















Great insights on engaging Gen Z! Understanding their digital behavior is indeed crucial for effective communication. Just like choosing the right approach matters in marketing, finding reliable services is important too. For those seeking trusted options, Best Call Girls Service in Gorwa ensures professionalism and discretion.
I’d highly recommend the Aerocity Escorts Service to anyone seeking sensual relaxation with a touch of elegance. The woman I met was sweet, polite, and had this magnetic energy that drew me in. She made sure I felt comfortable every step of the way — pure bliss!
As a consumer, you will always assume that they are willing to take on any task based on your requests and stray objects. Obviously, the city of Liberty Aerocity Escorts Agency will conscientiously provide their services seven days a week, twenty-four hours per day. You should feel instantly at ease and fulfilled when you enter their arms.