Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

O ENSINO QUE FUNCIONA

05.06.2017

Compartilhe: 

 

 

 

 

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) preconizam que os cursos de graduação devem desenvolver nos alunos competências e habilidades necessárias ao bom exercício profissional. Tal ação exige trabalhar em sala de aula a aplicação do conhecimento, não somente replicar os conteúdos das disciplinas.

 

Na aprendizagem ativa, o estudante deixa de ser mero receptor de conteúdos, assumindo o protagonismo de sua própria aprendizagem, a partir de atividades que visam desenvolver objetivos específicos, resolver desafios, solucionar problemas, treinar habilidades e exercitar atitudes profissionais.

 

A adoção de metodologias ativas proporcionadoras de maior aprendizagem do aluno requer que o docente desenvolva competências específicas, visando a adequada capacitação didática, técnica, prática, científica e política.

 

Nesse cenário, observa-se a necessidade de se desenvolver 11 competências para o exercício docente no ensino superior:

 

 

As estratégias de ensino-aprendizagem demandadas a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem exigem tanto sua renovação como inovação. Entende-se que o principal eixo de intervenção seja a formação promovida aos docentes.


A caracterização das competências docentes para o uso de metodologias ativas aqui apresentada sugere o planejamento de estratégias que permitam realizar adequada capacitação contínua dos professores.

 

 

A Hoper Educação dispõe de professores-consultores experientes na aplicação de metodologias ativas, promovendo capacitação docente adaptada à realidade de cada IES.

 

 

Quer saber mais sobre soluções de aprendizagem, metodologia ativa e estrutura acadêmica ? Clique aqui.

 

 

 

 

 

MARCELLO PASKULIN 

Consultor da Hoper Educação

 

 

 

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Maria Luiza Zarro – Diagramação: Etienne Araujo Todo Bom

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

 

1. HATTIE, John AC; DONOGHUE, Gregory M. Learning strategies: a synthesis and conceptual model. npj Science of Learning, v. 1, p. 16013, 2016

 

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.