top of page

Informativo Quinzenal

ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL TRAZ AVANÇOS PARA IES


Reconhecimento contribui para melhoria constante das instituições.

Reputação internacional, benchmarking e acesso a um grupo restrito de instituições de ponta para fazer parcerias e convênios são alguns dos principais benefícios da acreditação internacional. O tema foi tratado no primeiro módulo do Prodeese pelo coordenador-executivo de Internacionalização e Regulação do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, Rogério Paes Costa. 




Na conferência intitulada Avanços na Regulação a partir das Acreditações Internacionais: Gestão de Apredizagem e Impacto Social, Costa abordou o contexto internacional da acreditação e a experiência do Insper. 


Na avaliação dele, acreditação e regulação são convergentes. No caso da acreditação é muito importante a instituição ter professor estrangeiro e primar pela gestão de qualidade e mensuração de competências. 


Em relação aos alunos, é possível identificar as competências por meio de instrumentos e coletas de dados. 


Algumas acreditadoras também solicitam informações sobre o impacto social das instituições. No caso do Insper, um dos exemplos são os alunos bolsistas. 


Costa ainda comenta que o procedimento da acreditação é diferente das avaliações realizadas no Brasil porque não há nota. “É sim ou não”, explica. A acreditação também colabora para as instituições passarem por melhorias contínuas e obter feedback construtivo das acreditadoras internacionais, diz. 


O Insper tem acreditação da AMBA – Association of MBAs, AACSB – Association to Advance Collegiate Schools of Business, EQUIS Accredited e ABET - Engineering Accreditation Commission


Objetivos

O Insper, explica Costa, tem como objetivo no biênio 2024-2026 desenvolver nos estudantes de graduação e pós-graduação a competência de atuar globalmente. A instituição também quer ser referência brasileira no ensino e pesquisa na área que atua. 


No âmbito dos discentes, é importante para a instituição promover experiências em um ambiente multicultural por meio de conteúdo de nível mundial além de buscar a internacionalização dos docentes, do currículo e do ambiente. 


A instituição também prima por integrar uma rede internacional relevante por meio de parcerias acadêmicas, estratégias, alianças e acreditações bem como a internacionalização do ensino e da pesquisa. 


Sobre o Insper 

Instituição sem fins lucrativos, o Insper foi criado em 1987 com a oferta de um programa de MBA. Em 1999, surgiram as primeiras graduações em Administração e Economia. Atualmente a IES conta com mestrados, doutorado e graduações em diversas áreas, incluindo na modalidade executiva e customizada.  




 


 





Denise Paro

Jornalista







 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

 


16 visualizações

Comentarios


Leia Mais

bottom of page