top of page

Informativo Quinzenal

APRENDIZAGEM BASEADA EM TRABALHO


Aprendizagem baseada em trabalho

Compartilhe:

A aprendizagem baseada em trabalho é uma estratégia instrucional para preparar desde o período acadêmico, na educação de nível superior, o aluno a pensar e vivenciar as carreiras escolhidas, preparando-o para o desenvolvimento de competências da área profissional conectado com os conteúdos abordados na sala de aprendizagem.

As premissas acadêmicas estão relacionadas em fazer com o aluno aprender sobre trabalho, através do trabalho e para o trabalho, expondo a realidade da profissão e oferendo oportunidades de pensar diferente, incentivando a inovação.

Imaginem o acadêmico desde o primeiro período do curso de Administração, abrindo uma empresa de verdade! Ou realizando uma auditoria em uma empresa! Levando para as aulas suas dificuldades, apreensões, anseios e vendo as consequências das suas ações na prática com supervisão constante dos professores orientadores e com aulas totalmente contextualizadas voltadas para a prática.

O principal objetivo da aprendizagem voltada para o trabalho é expor os alunos às futuras profissões oferecendo subsídios para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Através de interface com a indústria, hospitais, escolas e demais locais o aluno estará atuando no mercado, diminuindo a distância entre a teoria e o trabalho prático.

A preparação para assunção da carreira profissional com apoio à aprendizagem oferece ao acadêmico muito mais know-how, capacitando-o para além da teoria por meio da experiência prática, podendo ir além na área profissional escolhida, ampliando a motivação e autoestima após a formação.

O mercado como um todo necessita cada vez mais, de maneira mais rápida, profissionais capacitados a atuar e inovar em suas áreas.

A implementação de metodologia baseada em trabalho é uma grande oportunidade para as IES que desejam estar à frente neste novo cenário que se desenha. Estruturar os cursos para essa metodologia é tarefa desafiadora, mas plenamente possível. Com larga experiência, a Hoper auxilia as Instituições que desejam inovar, tanto em gestão quanto em aprendizagem. Auxiliamos na estruturação das ementas de modo a contemplar projetos práticos, com objetivo de ampliar a consciência da carreira dos alunos, convergindo habilidades acadêmicas, técnicas e comportamentais.

​MILENA MASCARENHAS

Consultora Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão e Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Laura Neves

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

319 visualizações

Leia Mais

bottom of page