top of page

Informativo Quinzenal

O FUTURO DA APRENDIZAGEM É DIGITAL


Na conferência de abertura do Prodeese, Davino Pontual ressaltou que a geração Z quer personalização e prefere ensino híbrido.

A educação superior no Brasil está passando por uma mudança sem precedentes e o futuro da aprendizagem, que é digital, já chegou. Foi com essa perspectiva que o Chief Marketing Officer (CMO) da Ilumno Brasil, Davino Pontual, fez a conferência de abertura do 3º. Módulo do Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação – Prodeese, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, no Hotel Wish, em Foz do Iguaçu.



Com o eixo Marketing e Comunicação, o evento reuniu especialistas em marketing educacional que apresentaram cases e experiências de sucesso. Na conferência Abordagens e Estratégias de Marketing em Tempos de Mudança para o Ensino Superior, Davino fez uma retrospectiva da transformação do ensino superior na última década e falou sobre estratégias e tendências na área de marketing. 

Ele ressaltou que uma geração nova está entrando no ensino superior com características completamente diferentes da anterior: a geração Z (nascidos entre 1997 a 2012). Os estudantes da geração Z são flexíveis, querem personalização, preferem o modelo de ensino híbrido e irão moldar o futuro da educação. 


Essa geração vê com naturalidade a semipresencialidade”, pontua. Por ter crescido em um ambiente digital, a geração Z não vai assimilar a comunicação e o marketing tradicional. Também não aceita ouvir professores falando de forma não interativa e uma aprendizagem que não tenha gamificação. 


Para Davino, quando se trata de marketing, os canais tradicionais (off-line) e digitais (on-line) desempenham importantes papéis, no entanto a eficácia e preferência têm mudado significativamente nos últimos anos com a ascensão do marketing digital e a crescente presença de estudantes on-line. 


Tendências 

 Para Davino, as principais tendências na área de marketing são: 

  1. Personalização em massa com IA

  2. Marketing Omnichannel Integrado 

  3. Uso de Big Data e Análises Avançadas

  4. Crescimento do Marketing de Conteúdo Visual

  5. Social Listening e Engajamento em Tempo Real 

  6. Parcerias com Empresas de Tecnologia 

  7. Automação de Marketing


No Ensino Superior, as tendências passam por: 

  1. Crescimento do Ensino híbrido

  2. Personalização com IA 

  3. Microcertificação e cursos de curta duração

  4. Gamificação e aprendizado ativo

  5. Educação focada em soft skills

  6. Educação internacional colaborativa

  7. Sustentabilidade e impacto social 



Falta de investimentos e hipercompetição  

Davino destacou que com a pandemia houve uma mudança estrutural de comportamento no segmento educacional. Apesar do crescimento do Ensino à Distância – EaD, o Brasil está aquém em relação a outros países quando se trata de inclusão na educação superior.


No Brasil, apenas 21% dos jovens de 25 a 34 anos têm diploma superior. Nos países integrantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE a média é 44%. 


O investimento público em educação superior no Brasil representa 0,5% do Produto Interno Bruto – PIB, enquanto a média dos países da OCDE é 1,1%. 

O CMO também chamou atenção para os números da educação brasileira, de acordo com o Mapa do Ensino Superior. São 18 milhões de vagas disponíveis no ensino superior para um total de 3,6 milhões de ingressantes em 2022. O quadro indica que as instituições superiores estão preenchendo apenas 20% das vagas disponíveis. 


Outro ponto abordado foi em relação ao ticket médio no Brasil. Os cursos de graduação presencial tiveram uma redução de aproximadamente 6,5% enquanto os de EaD, 5%. Somado a esse quadro, há aumento na inadimplência e número de contratos do FIES em baixa.  “Estamos em um modelo de hipercompetição”.










ree

Denise Paro

Jornalista








ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).



2 comentários


Alex Hartley
Alex Hartley
há 7 dias

This article perfectly captures how digital transformation and personalization are redefining higher education. Generation Z’s preference for hybrid learning really reflects today’s evolving digital landscape. It reminds me how important adaptability is even in fields like SEO, product description writing services, something I’ve noticed while working with PaysomeoneTo.

Curtir

Susie Martin
Susie Martin
há 7 dias

Brazil's higher education system is experiencing a significant transformation towards digital and hybrid learning environments, with a focus on trends such as personalization, gamification, and AI-driven techniques. In this evolving educational landscape, many students are increasingly relying on an online course helper for structured academic assistance, which aids them in navigating the complexities of digital coursework while ensuring they remain focused on achieving their learning objectives.

Curtir

Leia Mais

bottom of page