Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FRENTE AOS DESAFIOS METODOLÓGICOS DAS ABORDAGENS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

19.06.2017

Compartilhe:

  

Muito se fala da utilização e da implantação de Metodologias Ativas de Aprendizagem. No entanto, antes, faz-se necessário refletir acerca do planejamento estratégico da IES. Será que ela pode vir a tornar-se realmente um diferencial competitivo? Será que a IES está preparada para migrar sua proposta de ensino-aprendizagem para a abordagem ativa? Seria uma correção e reavaliação do planejamento em curso? Quais as implicações?

 

Cada vez mais as Instituições de Ensino, sejam elas com posicionamento estratégico premium ou de conveniência, investem em planejamento estratégico, buscando aumentar a visibilidade no mercado e melhorar o resultado acadêmico dos alunos. Atualmente, podemos classificar as IES em dois tipos de posicionamentos: premium e de conveniência.

 

IES premium & IES de conveniência

 

As IES premium apresentam-se em dois formatos: nicho e escala, enquanto as IES de conveniência podem ser consideradas de duas maneiras: top ou preço e localização. O planejamento estratégico é uma importante ferramenta para o reposicionamento da IES no mercado educacional na qual se insere.

Fonte: Hoper Educação.

 

Dependendo do momento da IES, esta pode estar mais preparada (ou menos) para a implantação das Metodologias Ativas de Aprendizagem. O planejamento estratégico é basilar neste processo e, para sua efetividade, devem ser consideradas algumas variáveis, tais como:

A análise de tais elementos permitirão a IES estabelecer com maior clareza os rumos que pretende seguir e, sua capacidade de implantação de abordagens ativas de aprendizagem, em sua plenitude. Assim, pode levar a caminhos diferentes:

Para tanto, é ainda necessário considerar na etapa de planejamento para uso de metodologias ativas de aprendizagem, as fases:

 

Vale lembrar, que para a melhor efetividade do planejamento estratégico, importa considerar outros aspectos, intrinsicamente relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e ao planejamento propriamente dito, tais como: a integração entre o on-line e o presencial, a capacitação docente e o acompanhamento e a avaliação do planejamento.

 

Portanto, antes de optar pelo modelo pedagógico ou metodologia de ensino-aprendizagem, importa refletir nos objetivos e nas diretrizes da IES para melhor atuação no mercado. Esta decisão irá impactar em outros elementos ou variáveis, como as abordadas neste artigo. Ao gestor, cabe analisar cada aspecto, buscando maior efetividade do planejamento, de modo a aumentar a visibilidade no mercado e melhorar o resultado acadêmico dos alunos.

 

 

Quer saber mais sobre soluções de aprendizagem, metodologia ativa e estrutura acadêmica? Clique aqui.

 

 

 

 

 

VÂNIA HERNANDES

Consultora Hoper Educação

 

 

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann e Maria Luiza Zarro – Gráficos: Laura Neves – Diagramação: Laura Neves

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

 

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.