top of page

Informativo Quinzenal

INOVAÇÃO: UM PASSO PARA FRENTE E DOIS PARA TRÁS


Quem trabalha com o sistema e-MEC no seu dia a dia, deve ter tido uma surpresa positiva como eu tive no segundo semestre do ano passado e primeiro semestre deste ano.


Na época da abertura do sistema para solicitar autorização de novos cursos, um rol enorme de novas opções foi disponibilizado. Particularmente, achei incrível a abertura que o Ministério da Educação estava proporcionando. Não que se pedíssemos por ofício, não seríamos atendidos, mas estar ali, na ABA da solicitação de forma tão fácil era muito prazeroso.


Eram opções de brilhar os olhos, pois sairíamos da Administração, Direito, Enfermagem, Gestão de RH... todos esses, com o devido respeito que merecem.


Desfilavam frente aos meus olhos opções como: Artes do Espetáculo, Big Data no Agronegócio, Comunicação Assistiva, Desenvolvimento Regional, Educador Social, Embelezamento e Imagem Pessoal, Estruturas Leves, Futebol, Gerontologia, Gestão das Organizações do Terceiro Setor, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Internet das Coisas, Investigação Forense e Perícia Criminal, Laticínios, Luteria, Massoterapia, Materiais, Mecânica de Precisão, Mediação, Mídias Interativas, Mídias Sociais, Negócios Automotivos, Orientação Comunitária, Paisagismo, Paramedicina, Pilotagem Profissional de Aeronaves, Política e Gestão Cultural, Processos Escolares, Realização Audiovisual, Climatização e Refrigeração, Serviços Penais, Sistemas Embarcados, Toxicologia, Transporte de Passageiros, entre outros.


Fiquei surpresa. Rapidamente fiz os prints de tela e fui estudar sobre muitos cursos que desconhecia. Essa opção de “desmembrar” um grande curso em frações com tempo menor e foco aprofundado fez muito sentido em nosso atual mundo rápido e de life long learning.


Infelizmente, minha alegria durou pouco, pois nesse segundo semestre, os cursos desapareceram do sistema. Voltamos aos tradicionais cursos que desde sempre conduziram nosso Ensino Superior.


| Quer inovar na sua IES. Saiba por onde começar. Leia aqui.


A notícia boa que fica é que esses cursos, já estão cadastrados no e-MEC, só não estão mais visíveis. Vamos torcer para que alguma Instituição realmente queira inovar e começar a oferecer diferentes opções aos nossos jovens já tão saturados das mesmas possibilidades.


Acompanhe nossos conteúdos! Estamos de olho nessas e em outras mudanças no nosso mercado.


Quer ter um assessoramento técnico na regulamentação da sua IES? Venha conversar conosco.

Niube Ruggero

Consultora Educacional

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

468 visualizações

Leia Mais

bottom of page