top of page

Informativo Quinzenal

MELHORE A NOTA DO ENADE ADMINISTRAÇÃO 2018


Melhore a nota do ENADE Administração 2018

Compartilhe:

O Enade tem se constituído importante aferidor da qualidade dos cursos de graduação. As IES com excelentes notas estampam suas conquistas em diversas mídias, reforçando a marca institucional de qualidade. Já as que possuem notas insatisfatórias, além de ficarem com imagem negativa perante alunos atuais e futuros, passam a correr riscos evitáveis.

NOTA RUIM PODE RESULTAR NO FECHAMENTO DO VESTIBULAR. CALCULE AS PERDAS...

Notas baixas no Enade resulta passar por supervisão do MEC. As IES poderão sofrer sanções caso não apresentem tendência de melhora. Aquelas que tiveram notas insatisfatórias (1 ou 2) em mais de uma avaliação do Enade nos últimos anos poderão sofrer medidas cautelares, como suspensão de vestibulares ou de processos para abertura de novas vagas.

As instituições que reiteradamente tiverem conceitos insatisfatórios terão penalidades e sanções agravadas. Não terão novos contratos de programas como Prouni, Fies e Pronatec. Poderão sofrer redução de vagas, suspensão de autonomias e instauração de Processo Administrativo para desativação de curso ou descredenciamento do MEC.

As IES e seus professores tentam evitar essa situação do modo como podem, realizando ações por vezes ineficazes. Isso ocorre por não saberem com exatidão qual o real problema, onde estão as deficiências, se o projeto pedagógico está adequado ao Enade e se os alunos estão desenvolvendo em aula as competências, habilidades e conteúdos exigidos.

QUANTO VALE UMA NOTA ALTA NO ENADE PARA SUA INSTITUIÇÃO?

Diante desse cenário a Hoper desenvolveu metodologia própria de avaliação do processo de ensino-aprendizagem que combina tecnologia e inteligência educacional desenvolvidas especificamente para mensurar resultados e propor ações para melhoria da qualidade. O ENADE ANALYTICS é composto por 3 soluções:

1| Fast Report

Relatório completo com análise minuciosa do resultado dos Enades anteriores (contendo acertos e erros; conteúdos, habilidades e competências exigidas).

  • Identifica os conteúdos mais presentes em todas as provas de Enades anteriores.

  • Permite identificar falhas em Enades passados e pontos a recuperar.

  • Relaciona os conteúdos dominados ou não pelos alunos por área de conhecimento.

Propõe:

  • Organizar ensino por prioridade de estudo conforme área de conhecimento mais exigida e conteúdos não dominados.

2 | Consulting Report

Combina Fast Report mais análise baseada em provas específicas aplicadas com os alunos atuais.

  • Aplica prova específica nos alunos que farão o próximo Enade. Mede rendimento de cada aluno.

  • Permite identificar deficiências na metodologia de ensino do curso e no conhecimento dos alunos, sugerindo correções para o próximo Enade.

Propõe:

  • Agrupar os alunos com déficit de conteúdo em turmas específicas para recuperação de conteúdo e desenvolvimento de habilidades. Atividades de recuperação em formato minicurso, tópicos gerais e específicos, a distância, dentre outros.

  • Reavaliar as metodologias de ensino e aprendizagem adotadas. Reavaliar os planos de ensino das disciplinas abarcadas pelos conteúdos deficitários.

3 | Continuous Report Realiza Consulting Report com acompanhamento contínuo do rendimento dos alunos ao longo do ciclo do Enade.

Propõe:

  • Acompanhar a evolução dos alunos em relação a conteúdos, habilidades e competências exigidas.

  • Melhorar metodologias de ensino e aprendizagem.

  • Reestruturar o currículo acadêmico.

A metodologia do Enade Analytics possui algoritmo exclusivo, desenvolvido pela Hoper. Gostaria de saber mais? Fale conosco.

Marcello Paskulin

Consultor da Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Diagramação e Gráfico: Laura Neves

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

Tags:

726 visualizações

Leia Mais

bottom of page