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Por décadas, os profissionais de Marketing tem utilizado as terminologias B2B e B2C para identificar as transações comerciais entre empresas e consumidores, sendo que na segmentação B2B – Business to Business – a transação comercial é de empresa para empresa, enquanto na B2C - Business to Consumer – a transação comercial é entre empresa e consumidor final.
Porém, nos últimos anos, um novo conceito foi introduzido e aos poucos vem conquistando os profissionais de marketing e as Organizações. Trata-se do H2H – Human to Human - criado e apresentado por Bryam Kramer em seu livro ”There is No B2B or B2C: It’s Human to Human: #H2H”, que apresenta a ideia de que os consumidores e as empresas são feitas por e para seres humanos. Parece óbvio e simplista, mas recorrentemente nos esquecemos disso e deixamos de utilizar a aproximação humana nos negócios.
Os objetivos no marketing H2H, são conquistar a empatia dos consumidores, tornar esses consumidores engajados e embaixadores das marcas.
Mas como uma Instituição de Ensino pode utilizar a abordagem H2H nas estratégias de marketing?
Lembre-se: Instituições de Ensino não tem emoção. Mas as pessoas que a compõe, sejam colaboradores ou discentes, possuem emoção. Humanos querem se sentir parte de algo maior do que eles. Humanos querem ser incluídos. Humanos querem ser ouvidos. Invista para que sua Instituição preencha, cada vez mais, lacunas na vida das pessoas que fazem parte dela, tornando-a assim mais humana.
Se interessou pelo assunto? Conheça mais sobre estratégias de Marketing.
Consultora da Hoper Educação
EXPEDIENTE:
Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Maria Luiza Zarro – Diagramação: Etienne Todo Bom
ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).