top of page

Informativo Quinzenal

ENADE: É POSSÍVEL PREPARAR SUA IES


ENADE: É POSSÍVEL PREPARAR SUA IES

Compartilhe:


No último dia 20 de novembro, foi realizado o Exame Nacional de Avaliação de Estudantes - ENADE 2016, envolvendo os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Também foram avaliados os concluintes de Cursos Tecnólogos nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.


Ao todo, aproximadamente 200 mil alunos concluintes de cursos de graduação em 18 áreas e que totalizaram mais de 3.500 cursos avaliados se dedicaram a esta avaliação de larga escala.


Para muitas IES, foi a conclusão de um árduo e dedicado trabalho junto a docentes e discentes na preparação para este importante momento avaliativo de seus cursos e consequentemente de sua IES.


Levando-se em conta que os ciclos avaliativos são trienais, os cursos avaliados em sua grande maioria, tentam superar os resultados alcançados no último certame (2013) onde tivemos:


ENADE: É POSSÍVEL PREPARAR SUA IES

Os dados demonstram que em 2013, tínhamos 116 Cursos Sem Conceito (SC), 141 cursos com Conceito 1 e 881 Cursos com Conceito 2, totalizando 1.138 cursos em situação insatisfatória e sem conceito.


Se considerarmos que 359 dos 1374 cursos com Conceito 3 ficaram menos de 10% acima do limite do Conceito 2, podemos dizer que temos 1.497 cursos ou 43% do total dos cursos avaliados em situação de risco no processo 2013/2016.


Finalizado o processo de avaliação vem o longo período de espera para a divulgação dos resultados oficiais (provável data em Nov/17) para a confirmação de recuperação ou não de seus indicadores.


O “X” da questão para as IES diz respeito ao fato de que não é mais necessário essa espera para prospectar e agir em tempo hábil e necessário aos processos acadêmicos.

DICA IMPORTANTE:

ENADE: É POSSÍVEL PREPARAR SUA IES

Instituições inteligentes e comprometidas com seus alunos e seus processos acadêmicos, a partir desta imersão de estudos, já estão de posse de seus possíveis resultados e mais que isto, já estão trabalhando na solução das eventuais deficiências apontadas.


ENADE é um processo avaliativo de antes, durante e depois. Esperar pelos resultados de 2016 talvez não seja a decisão mais estratégica e inteligente ao processo.


Vamos agir?



ADRIANO COELHO

Consultor da Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Maria Luiza Zarro – Diagramação: Etienne Todo Bom

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

Tags:

344 visualizações

Leia Mais

bottom of page