top of page

Informativo Quinzenal

INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA E SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO NAS IES


Compartilhe:

A gestão eficaz de uma Instituição de Ensino Superior – IES é de grande complexidade. A criação de valor e busca de excelência para a sociedade, alunos, professores e funcionários depende de um eficiente gerenciamento de recursos. Entre os recursos, destaca-se a inteligência estratégica e o planejamento que norteiam as principais decisões da IES. Neste contexto, um pré-requisito para que as informações e o conhecimento possam servir de base para a inteligência organizacional, são os sistemas integrados de gestão ou ERPs.

Um sistema integrado de gestão é um software que integra os processos das diferentes áreas da IES. O objetivo é combinar os benefícios da especialização de cada área - Acadêmica, Financeira, Administrativa, Marketing e Relacionamento, TI, etc, e a sinergia, agilidade e qualidade resultante da integração dos processos. A maximização de resultados por área de forma isolada, não significa o melhor resultado para a IES como um todo. A visão sistêmica levando em conta as diferentes áreas da IES produz decisões mais coerentes e eficazes.

A escolha de um sistema com aderência às necessidades da IES é um tema estratégico. É importante fazer uma seleção criteriosa devido à quantidade de soluções no mercado e ter em mente que os custos e desgastes associados em caso de insucesso na escolha de um software podem ser significativos.

A partir da experiência da Hoper apoiando instituições de educação que buscam excelência em gestão e com o objetivo de apoiar a escolha de um sistema de gestão integrado, destacam-se 4 aspectos prioritários para que a decisão seja bem-sucedida:

MÁRCIO SCHÜNEMANN

Consultor Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Edição: Maria Luiza Zarro – Diagramação: Laura Neves – Infográficos: Mariana Andrade

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

107 visualizações

Leia Mais

bottom of page