top of page

Informativo Quinzenal

METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS EAD


Metodologias ativas em EAD

Compartilhe:

As metodologias ativas constituem estratégias, métodos e técnicas promotores da aprendizagem ativa. Aprendizagem ativa pode ser definida com base na atuação direta do aluno no processo – ele se envolve e vai além do ver-ouvir-anotar; principalmente, pensa sobre o que está fazendo. O papel do professor também serve como referência: o docente sai da condição de transmissor de informações e passa a ser aquele que orienta os estudos, oferecendo oportunidades, materiais e estratégias adequados para a aprendizagem, ao mesmo tempo em que identifica as potencialidades dos estudantes e os ajuda a desenvolvê-las.

Educação a distância e metodologias ativas se aproximam em pontos chave: na flexibilidade espacial para realização de atividades, na autonomia conferida ao estudante e na possibilidade de realizar projetos e outras tarefas em grupos.

A EAD brasileira ainda conta muitos cursos desenvolvidos a partir da transposição de conteúdos e técnicas utilizadas em similares presenciais, arrastando para a EAD as questões sobre a qualidade da aprendizagem. Outro aspecto a observar é a aproximação dos modelos presencial e EAD, em combinações variadas do tempo destinado a atividades presenciais e a distância. Considerando-se este cenário, e tendo em vista a melhoria da aprendizagem, cabe a reflexão sobre o uso de metodologias ativas na EAD, considerando-se as características desta modalidade.

Nos cursos a distância, o controle de horários e ritmo de desenvolvimento é transferido para o estudante, solicitando dele mais responsabilidade, organização e constância. Em paralelo, a abordagem pedagógica pode oferecer oportunidades interessantes para o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia do aluno, na medida em que solicite interação com colegas e tutores, exposição de opiniões, pesquisas e colaboração na realização de tarefas.

O quadro abaixo mostra demandas para a aprendizagem ativa, válidas para educação a distância ou presencial:

Fonte: Curso Metodologias Ativas – Princípios e Ações. Sandra Rodrigues, out 2015.

Partindo de objetivos bem definidos, os Fóruns, Chats, Wikies e projetos desenvolvidos em grupo podem tornar-se estratégias eficazes para aprendizagem ativa e desenvolvimento de competências.

O acompanhamento apropriado para essa trajetória é fator crítico. Apresentar questões provocadoras que propiciem o debate, incentivar a colocação das dúvidas, checar a compreensão dos conceitos e mediar as discussões nos grupos são atribuições indispensáveis do professor que acompanha a turma mais de perto.

Sandra Rodrigues

SANDRA RODRIGUES

Consultora Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Laura Neves

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

5.568 visualizações

Leia Mais

bottom of page