O Centro de Serviços Compartilhados tem como objetivo principal simplificar, padronizar e organizar todos os processos internos da IES, percorrendo desde a Secretaria Acadêmica, Atendimento ao aluno até o BackOffice. Além disso, tem objetivo de unificar áreas replicadas. Um exemplo de aplicação de CSC é quando a Instituição possui duas ou mais unidades. Implementando o CSC, ao invés de ter vários setores de Recursos Humanos, Financeiro, Compras, Estoques, descentralizados, a organização passa ter um único setor de cada modalidade, no mesmo local, com informações e prestações de serviços centralizadas, otimizando tempo e recursos. Baseia-se também em um modelo de gestão multidisciplinar, onde gestores e operadores são capacitados em disciplinas que envolvam gestão de processos, tecnologia de informação, análise de custos, gestão de pessoas e de relacionamento com clientes.
No atual contexto de fusões e aquisições de IES e do processo de consolidação da Educação, principalmente no setor privado, a busca de diferenciais, do aumento dos lucros, expansão e diversificação de cursos pode ser motivada pela busca por uma maior eficiência e competitividade, que podem resultar na redução de custos, maximização de recursos e sinergia.
Com a profissionalização da gestão e que seja adaptável para responder e mudar com agilidade, converte para busca de ferramentas que auxiliem na centralização e otimização dos processos, aumentando a eficiência operacional, utilizando processos e tecnologia eficientes, ganhando assim em economia de escala, impulsionando os negócios para novos rumos.
Sabemos que qualquer processo de mudança segue uma sequência de fases que demandam tempo, mas o investimento é recompensado com o fortalecimento da gestão.
O que se busca com a implantação do CSC:
Aumento de receita: maior volume e agilidade no atendimento.
Margem Operacional: aumentar eficiência diminuindo custos e melhorar a eficiência de ativos.
Gerenciamento dos Riscos: melhorar previsibilidade para tomada de decisão.
Benefícios da implantação do CSC:
Melhorias nos processos, fluxos e indicadores.
Sinergia entre as áreas.
Parametrização, Interface e melhorias no sistema de TI, automatizando as práticas manuais.
Criação de valor com maior reconhecimento das unidades com foco na melhoria contínua.
Melhoria na comunicação entre mantenedora, alunos e professores.
Produzir “mais com menos”.
Redução de custos com qualidade e sustentabilidade.
Utilizar práticas mais eficazes de gestão.
SABRINA FANHANI
Consultora Hoper Educação
EXPEDIENTE:
Revisão: Carla Thomasi e Márcio Schünemann – Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Laura Neves
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