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Informativo Quinzenal

Foto do escritorHoper Educação

A MELHORA DO CONCEITO DA IES POR MEIO DE APRENDIZAGEM ATIVA


Novas Soluções de Aprendizagem estão auxiliando as Instituições de Educação Superior a elevar o conceito preliminar de curso e o conceito de curso. Elas oferecem um modelo pedagógico centrado na aprendizagem ativa do aprendiz onde o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser mediador e orientador do processo de aprendizado.


Um conjunto de atividades de aprendizagem estruturadas e uma análise bibliográfica do curso não só melhora o conceito de avaliação do MEC na dimensão didático-pedagógica e de infraestrutura, como também viabiliza a aprendizagem ativa do estudante. Ele se torna protagonista do aprendizado na medida em que as atividades elaboradas são metodologicamente pensadas levando em consideração o perfil profissional do egresso[1]. Além disso, as atividades pedagógicas propostas estão alinhadas à metodologia implantada[2] e às habilidades e competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos.


As diretrizes são precisas com relação à obrigatoriedade dos planos de ensino contemplarem, além dos conteúdos e das atividades, a metodologia do processo de ensino-aprendizagem compatível com a bibliografia indicada. As atividades elaboradas pela Saraiva Solução de Aprendizagem estabelecem objetivos de aprendizagem, sugestões de leitura, atividades e objetos de aprendizagem associados, tais como periódicos da área de ensino. Além disso, essas atividades podem ser utilizadas nas atividades complementares[3].


Em geral, as novas metodologias utilizam plataformas virtuais de ensino que permitem à instituição executar o projeto pedagógico do curso de maneira excelente[4], pois são desenvolvidas por empresas líderes no setor de soluções de e-learning.


O acréscimo de títulos físicos e virtuais é mais uma característica dessas novas Soluções de Aprendizagem. Os títulos não são ofertados de maneira aleatória, porém são propostos adequando-se a ementa, a bibliografia básica[5] e a complementar[6] de determinada disciplina de um curso. Essas análises bibliográficas têm possibilitado que as instituições reduzam os custos na aquisição de acervo e atende aos indicadores da dimensão 3 (Infraestrutura) do Instrumento.


A Hoper Educação está implantando essas Soluções de Aprendizagem em várias IES do Brasil. Esse trabalho tem demonstrado resultados concretos para as instituições: elas elevam o nível de desempenho do aprendiz no ENADE, diminuem os custos do curso e, ainda assim, podem elevar o conceito das instituições na avaliação do MEC.






HUGO QUINTA

Consultor Hoper







EXPEDIENTE:

Revisão e Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Luana Guillande

REFERÊNCIAS:

[1] Item 1.6 - Conteúdos Curriculares – do Instrumento de Avaliação do MEC.

[2] item 1.7 – Metodologia – do Instrumento.

[3] Item 1.9 – Atividades complementares – do Instrumento.

[4] Item 1.14 – Tecnologia de informação e comunicação – TICs – no processo ensino-aprendizagem – do instrumento.

[5] Item 3.6 – Bibliografia Básica – do Instrumento.

[6] Item 3.7 – Bibliografia Complementar – do Instrumento.


ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra.

Plágio é crime (Lei 9610/98).

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