Modelo une profissionais do mercado com conteúdo acadêmico de excelência.
Aproximar a sala de aula do mercado de trabalho é um desafio para professores e universidades. Uma grade curricular sintonizada com o dia a dia das empresas é apenas um dos detalhes para levar os alunos a ficarem mais próximos das demandas profissionais.
Novos olhares sobre o assunto foram trazidos na palestra Academia versus mercado: case FAAP de pós-graduação Premium que fez parte do Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação – Prodeese, realizado nos dias 27 e 28 de junho, em Foz do Iguaçu, com o eixo Educação Híbrida.
Proferida pela Head de Pós-graduação e Cursos Livres e de Extensão da FAAP, diretora acadêmica da Kuradoria Edtech e doutoranda em Filosofia na USP, Gabriela Corbisier Tessitore, a palestra foi uma oportunidade para os participantes entrar em contato com novas abordagens para a formatação de cursos.
Sem abrir mão de um conteúdo de excelência, Gabriela trouxe um case de pós-graduação da FAAP com profissionais do mercado que tiveram liberdade para montar o plano pedagógico do curso, fazer curadoria de professores e de fato serem o ‘autor do curso’.
O autor do curso também participa de lives na universidade e de eventos realizados para tornar a experiência para os alunos mais convidativa em uma lógica de comunidade, pensando no engajamento, explica Gabriela.
“Estou trazendo um pouco da lógica de mercado de redes sociais, de influencers, mas unindo as práticas boas da academia, do conteúdo”.
O formato de lançamento do curso é digital e utiliza, além comunicação institucional da FAAP, o ecossistema do autor do curso para entrar na comunidade dele que está engajada. “As novas gerações se conectam com pessoas e não com instituições”, ressalta a professora.
Gabriela diz que a tese para a formatação do curso envolve a experiência do aluno, o autor e a educação. “Nós temos um autor, que tem um ecossistema, uma comunidade e engajamos o aluno por meio disso e conseguimos levar educação para ele de uma outra forma”.
Celebridades intelectuais
Para Gabriela, a educação tem que passar para um modelo que é inspiracional. “Se o aluno não se inspira com quem ele está estudando, falando, a atenção e o engajamento vão para zero”.
A experiência do aluno, neste caso, inclui por exemplo, aulas com intelectuais fora do país em São Paulo ou via lives. Em uma pós de Psicanálise, a FAAP trouxe o filósofo francês Gilles Lipvetsky e no encerramento o filósofo e ex-ministro de Educação da França, Luc Ferry, via live.
Como resultado, houve uma baixíssima evasão no curso e a melhor avaliação da história da pós-graduação da FAAP. “Precisamos chegar de fato no século XXI da educação”, diz Gabriela.
Denise Paro
Jornalista
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