EAD: QUANTO MAIS QUENTE, MELHOR
- João Vianney

- 4 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de mai. de 2022
Existe um paradoxo entre o sucesso da captação de alunos para os cursos de graduação a distância nos últimos anos, e a real expectativa de ingresso no ambiente universitário entre os calouros mais jovens.
Por um lado, as pesquisas com os participantes do Enem, feitas em parceria entre a Hoper Educação e o Curso Enem Gratuito, desde 2019, mostram uma sintonia plena entre o anseio de ascender pela via da educação, e o amplo acesso permitido pela EaD.
Mais de 75% dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio declaram fazer as provas com o propósito de entrar na faculdade no ano seguinte ao exame.
Por outro lado, as mesmas pesquisas mostram que, ao responder à pergunta sobre qual a modalidade de ensino os participantes almejam para entrar na vida universitária, a resposta anual oscila entre 94% e 96% de preferência para o ensino presencial.
Esta é a resposta dada na pesquisa aplicada na fase imediatamente anterior à data das provas, entre um ou dois meses antes da realização dos exames.
O Paradoxo da EaD
Porém, uma vez divulgados os resultados do Enem, e realizadas as etapas de ingresso pelo SISU nas universidades públicas, pelo PROUNI, para as Bolsas de Estudo no Ensino Privado, para os financiamentos do FIES, e os processos seletivos das instituições particulares, o resultado anual tem sido majoritariamente a favor de matrículas no Ensino a Distância.
A estatística é incontestável: no cômputo geral do Censo da Educação Superior (INEP-MEC), somados o Ensino Público e o Ensino Privado, em 2017 a EaD teve 33,27% dos ingressantes. Em 2018, foi a 39,85%. Em 2019, saltou para 43,82%.
Em 2020, as matrículas de calouros na EaD pularam para 53,35%, exercendo a hegemonia no Ensino Superior. O mesmo fenômeno já tinha ocorrido no Ensino Privado, em 2019.
Agora, pelo Censo 2020, e pelas projeções da Hoper para 2021 e o acompanhamento do mercado em 2022, generalizou-se a preponderância de calouros na EaD.
Como conciliar sonho e realidade?
Como é possível destrinchar o paradoxo de que, na fase aspiracional, da expectativa de ir ao Ensino Superior, ter a declaração acima de 90% dos participantes do Enem de preferirem o Ensino Presencial. E, por outro lado, de verificar, na matrícula, que mais de 50% dos ingressantes estão na EaD?
As explicações aparecem nas pesquisas “pós-matrícula”, quando a Hoper e o Curso Enem Gratuito perguntam aos calouros as razões pelas quais ingressaram na modalidade a distância.
Por que você escolheu a EAD?
Em primeiro lugar, nas respostas pós-matrícula, aparece o fator do Menor Preço das mensalidades na EaD. O valor fica, na média, entre 60% e 75% mais barato que a mensalidade do curso equivalente no Ensino Presencial.
Em segundo lugar, mesmo para a EaD, o critério da Localização aparece como muito forte na decisão dos estudantes. Afinal, a capilaridade dos polos das principais IES ofertantes cobre praticamente todos os municípios com mais de 15 mil habitantes, em todo o território.
Na terceira posição aparece a questão da Flexibilidade, intrínseca à modalidade. A EaD permite conciliar estudo e aprendizagem a qualquer tempo, facilitando ao estudante ingressar ou manter as atividades profissionais ou familiares.
Na quarta posição aparece a Disponibilidade de Cursos, com um amplo leque de produtos. Estes três fatores agregados, da Flexibilidade, da Localização, e do Amplo Catálogo, somam-se de maneira radical ao Menor Preço.
Juntos, estes quatro fatores tornam a EaD praticamente “o caminho possível” – mesmo não sendo o desejado, para a grande maioria da população de um país pobre e de economia praticamente estagnada para entrar no Ensino Superior.
Uma EaD “mais quente” é melhor
Comemorar o sucesso da modalidade, para um profissional que desde 1995 vem atuando em prol da EaD, antes ainda da Internet, e depois abrindo picadas constantes para o Ensino Digital, é natural. Uma decorrência pelos cinco anos à frente do laboratório de Ensino a Distância da UFSC, mais nove na direção do Campus Unisul Virtual, um ano implantando EaD no IESB, e onze na Hoper.
Porém, como professor e psicólogo, eu me exijo olhar para o calouro considerando que, poucos meses antes da matrícula na EaD, ele declarou que “preferia o Ensino Presencial”.
Na prática, significa que a maioria absoluta que entrou para a EaD o fez pelas contingências da vida econômica restrita, pelas responsabilidades profissionais precoces no Brasil, pela maternidade ainda na adolescência, ou pela absoluta falta de condições de ter feito o Ensino Superior “na idade certa”.
A dica da Hoper Educação e do Curso Enem Gratuito, é que as IES ofertantes da modalidade não se olvidem destas características. E que busquem, mesmo em modelos de educação a distância online, oferecer socialidade aos estudantes.
Os estudantes da EaD demandam por vida comunitária e interações não formais – no ambiente digital, nos polos ou na sede. Estes alunos querem e precisam ir além do aprendizado curricular. Faz bem para a saúde afetiva e mental do ser humano. Faz bem para a vida em geral, e ainda por cima reduz a evasão.
Por uma EAD mais quente, e melhor. Essa é a pegada. Bora?

João Vianney
Sócio-consultor da Hoper Educação e Diretor do Blog do Enem
ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).











The most wonderful moments are not those that you plan—they just happen. This is something you will experience with the help of Aerocity Escorts Agency. Our companions are the perfect blend of fun, passion, and enigma. Be it a casual meal or a night lit by a candle, they make you feel vibrant. Their allure and self-assurance are like a drug, and that’s why you keep coming back for more.
Skip the small talk and dive into real encounters with hookup apps designed for fast, no-pressure connections. These apps connect open-minded individuals looking to explore their wild side. Whether you're straight, queer, or anywhere in between, your next adventure is only a swipe away.
Turn ordinary nights into unforgettable adventures with handcuffs toys. Designed for both comfort and durability, they’re perfect for teasing, role play, and creative intimacy. Whether you prefer soft faux fur or sleek metal designs, these playful restraints invite couples to explore desire, build trust, and ignite the spark of passion in a thrilling, fun way.