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Aumentar e melhorar a produtividade é um dos objetivos mais almejados não só no meio profissional, como na própria vida. Mas, ser produtivo também costuma ser sinônimo de muito estresse. Então, fica sempre aquela dúvida: como ser mais produtivo tendo menos estresse?
Atualmente a produtividade é muito requisitada nas instituições de ensino, em função da competitividade entre as IES e para isso os profissionais precisam estar constantemente em movimento, produzindo, ao mesmo tempo em que em nossa vida pessoal estamos acumulando papéis, funções e tarefas cada vez maiores e mais complexas, tendo que equilibrar o nosso tempo e driblar as distrações para conseguir dar conta das demandas que chegam de todos os lados. Mas, como ser produtivo num ambiente recheado de distrações?
Atualmente um dos maiores desafios que dificulta a constância da produtividade nas IES (Instituição de Ensino Superior) é a Procrastinação, que infelizmente atinge um grande número de pessoas. O Procrastinador é aquela pessoa que se prepara para fazer algo muito importante, que já vinha adiando há alguns dias, mas que enfim conseguirá executar. Porém, justamente na hora que vai cumprir a tarefa, se lembra que, antes de iniciar, é FUNDAMENTAL, organizar as gavetas da mesa de trabalho, gavetas essas que nunca lhe incomodaram até então, ou limpar as caixas de e-mail, etc.
Os procrastinadores crônicos são aqueles que passam o dia completamente ocupados, realizando coisas que não são essenciais para o momento e que não trarão os resultados mais importantes em relação à produtividade. Por exemplo, quando é final do semestre e o coordenador precisa analisar e fechar diários, notas, escala de professores, analisar históricos para transferências de alunos, e ainda realizar tudo isso num curto período de tempo, é comum o coordenador apresentar um elevado nível de ansiedade e estresse. Isso gera sensações desagradáveis como falta de vontade, cansaço, desmotivação e é nesse momento que podem ocorrer comportamentos procrastinadores: atende quase que imediatamente alguém que lhe chama pelo WhatsApp, sente necessidade de acompanhar os últimos acontecimentos do Facebook para se manter atualizado, etc. São comportamentos que acabam servindo inconscientemente para fugir daquilo que lhe desagrada: ansiedade e estresse.
É aqui que entra o processo da Organização Mental. Quanto mais organizada estiver as nossas ideias, mais chances temos de focar e concentrar naquilo que realmente importa, mais chances temos de conseguir colocar em prática nossos projetos. E, quanto mais conseguirmos realizar nossos projetos, mais momentos de satisfação pessoal vivenciamos, pois afinal, “eu dei conta de tudo, eu consegui!!”. Esse fato não só aumenta a produtividade, mas, com o tempo, sentimo-nos mais autoconfiantes, a autoestima melhora e o estresse passa a diminuir gradativamente.
E é exatamente isso o que nos motiva: Saber que é possível as pessoas conseguirem se sentir felizes e realizadas, porque atingiram seus objetivos e fizeram a diferença positiva para si próprio e para o mundo. Por isso foi criada uma metodologia chamada GATEPEM:
Quando conseguimos gerenciar bem essas quatro modalidades, a produtividade vem como consequência natural. Assim, a metodologia GATEPEM oferece ferramentas e técnicas específicas e personalizadas que dão suporte para a pessoa desenvolver as “competências produtivas” necessárias que auxiliarão na realização de seus projetos pessoais, profissionais e institucionais.
Quer saber mais sobre o processo de gestão nas IES ? Agende uma conversa conosco.
Pâmella Streb
Consultora da Hoper Educação
EXPEDIENTE:
Revisão: Mariana Andrade, Maria Luiza Zarro e Márcio Schünemann – Diagramação e Gráfico: Mariana Andrade
ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).