top of page

Informativo Quinzenal

GESTÃO DA RETENÇÃO DE ALUNOS – DESAFIOS PARA AS IES


Compartilhe:

Muito tem se falado atualmente (2016) em evasão e retenção de alunos, especialmente na Educação Superior, seja porque os estudantes estão reduzindo seus gastos em épocas de crise, seja porque o governo precisou reduzir os gastos com FIES ou ainda porque o nível de desemprego obrigou os alunos a trancarem suas matrículas até que a economia se reaqueça.

Fato é que todo o mercado educacional tem sentido os efeitos da evasão, desde as Instituições de Educação Superior (IES) menores até os grandes grupos consolidadores do setor.

Para atuar com efetividade frente a tal cenário, faz-se necessário um acompanhamento próximo do aluno, entendendo suas demandas e procurando se antecipar na oferta de serviços que o atendam.

Contudo, apenas saber os motivos que levam o aluno a evadir e procurar soluções para diminuir esse movimento não é suficiente. A dinâmica do mercado educacional, que tem oferecido tantas opções aos alunos, exige um monitoramento mais detalhado.

A Hoper Educação tem desenvolvido metodologias que auxiliam as IES a conhecerem, de maneira rápida e otimizada, informações essenciais para auxiliar na gestão do processo de retenção. Apresentamos a seguir soluções que oferecemos para alcançar tal objetivo:

Indicadores Hoper de Evasão de alunos:

  • Conheça os fatores que levam os alunos a evadirem, o perfil dos alunos evadidos, as taxas de evasão da Educação Superior, das IES atuantes na mesma região, dos cursos, o percentual dos alunos que concluem o curso no tempo esperado da mesma maneira que o percentual dos alunos que não concluem o curso no tempo esperado.

Indicadores Hoper de Migração de alunos:

  • Saiba para quais cursos de quais IES seus alunos estão migrando e conheça também de quais IES e cursos sua instituição mais capta alunos, identificando seus reais concorrentes. Além disso, identifique as melhores oportunidades de retenção de alunos considerando o perfil da sua IES.

Além da disponibilização de tais informações, promovemos também a análise de tais indicadores, apresentando sua utilidade para otimizar a gestão do processo de retenção na IES.

Benefícios deste estudo:

  • Análise otimizada, custo reduzido, produto customizado e livre de integrações com outros sistemas.

  • Conhecimento detalhado do processo de evasão e migração de alunos.

  • Identificação de possíveis fragilidades do processo de gestão de cada curso, visando minimizar os efeitos da evasão e potencializar a retenção e captação de alunos.

  • Compreensão de como essas informações podem impactar diretamente o resultado financeiro da IES.

  • Identificação de quais cursos mais retêm alunos, quais cursos mais perdem alunos e quais cursos mais captam alunos via transferência.

  • Estruturação de um planejamento para maximizar a retenção e captação dos seus alunos e melhorias nos cursos analisados.

  • Identificação, dentre os alunos que voltam a estudar, de quanto tempo geralmente eles levam para retornar e levantamento de possibilidades para procurar antecipar esse retorno.

Através de tais análises, procuramos levar às IES interessadas informações que lhes permitam gerenciar com mais segurança e eficiência a evasão e a retenção de seus alunos.

Natalia Améndola

Analista de Estudos de Mercado

Paulo Freire

Analista de Estudos de Mercado

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Gráficos: Adriana Nascimento – Diagramação: Laura Neves

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

585 visualizações

Leia Mais

bottom of page