Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS EAD

15.02.2016

Compartilhe:

As metodologias ativas constituem estratégias, métodos e técnicas promotores da aprendizagem ativa. Aprendizagem ativa pode ser definida com base na atuação direta do aluno no processo – ele se envolve e vai além do ver-ouvir-anotar; principalmente, pensa sobre o que está fazendo. O papel do professor também serve como referência: o docente sai da condição de transmissor de informações e passa a ser aquele que orienta os estudos, oferecendo oportunidades, materiais e estratégias adequados para a aprendizagem, ao mesmo tempo em que identifica as potencialidades dos estudantes e os ajuda a desenvolvê-las.

 

Educação a distância e metodologias ativas se aproximam em pontos chave: na flexibilidade espacial para realização de atividades, na autonomia conferida ao estudante e na possibilidade de realizar projetos e outras tarefas em grupos.

 

A EAD brasileira ainda conta muitos cursos desenvolvidos a partir da transposição de conteúdos e técnicas utilizadas em similares presenciais, arrastando para a EAD as questões sobre a qualidade da aprendizagem. Outro aspecto a observar é a aproximação dos modelos presencial e EAD, em combinações variadas do tempo destinado a atividades presenciais e a distância. Considerando-se este cenário, e tendo em vista a melhoria da aprendizagem, cabe a reflexão sobre o uso de metodologias ativas na EAD, considerando-se as características desta modalidade.

 

Nos cursos a distância, o controle de horários e ritmo de desenvolvimento é transferido para o estudante, solicitando dele mais responsabilidade, organização e constância. Em paralelo, a abordagem pedagógica pode oferecer oportunidades interessantes para o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia do aluno, na medida em que solicite interação com colegas e tutores, exposição de opiniões, pesquisas e colaboração na realização de tarefas.

 

O quadro abaixo mostra demandas para a aprendizagem ativa, válidas para educação a distância ou presencial:

Fonte: Curso Metodologias Ativas – Princípios e Ações. Sandra Rodrigues, out 2015.

 

Partindo de objetivos bem definidos, os Fóruns, Chats, Wikies e projetos desenvolvidos em grupo podem tornar-se estratégias eficazes para aprendizagem ativa e desenvolvimento de competências.

 

O acompanhamento apropriado para essa trajetória é fator crítico. Apresentar questões provocadoras que propiciem o debate, incentivar a colocação das dúvidas, checar a compreensão dos conceitos e mediar as discussões nos grupos são atribuições indispensáveis do professor que acompanha a turma mais de perto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SANDRA RODRIGUES

Consultora Hoper Educação

 

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Laura Neves

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.