Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

APRENDIZADO ATIVO É COMPROVADAMENTE MELHOR?


O que é "aprendizagem ativa"? É uma aprendizagem que se contrapõe a aprendizagem passiva entendendo-a como uma dinâmica mais voltada para aulas expositivas. A aprendizagem ativa estimula a participação maior dos alunos estudando através de leituras, escritas, debates, trabalho prático, estudos de caso etc. Mas esse método é comprovadamente melhor?

Algumas instituições estão testando a hipótese de que aprendizado ativo é mais eficaz

do que as palestras convencionais¹. Pesquisadores da Universidade de Washington

e da Universidade de Maine publicaram na Proceedings of the National Academy of Sciences,

uma importante revista científica dos Estados Unidos, o resultado de testes que mensuraram

o desempenho dos alunos nas metodologias de aprendizagem ativa comparando com as metodologias tradicionais de aulas expositivas. Os alunos protagonistas da aprendizagem,

em vez de apenas ouvintes, reduzem taxas de reprovação e impulsionam notas em cerca de 6%.

Na média, os estudantes com aulas tradicionais foram 1,5 vezes mais propensos a falhar do que estudantes submetidos a aprendizagem ativa. Segundo pesquisa, a falha média foi

de 21,8% sob o aprendizado ativo e 33,8% do ensino tradicional. Os estudos analisados documentam que a aprendizagem ativa aumentou o desempenho nos exames e que as taxas

de insucesso em aulas tradicionais aumentaram 55% em relação às taxas observadas

na aprendizagem ativa.

Os benefícios da aprendizagem ativa são muitos, pois melhora as habilidades

de pensamento crítico, aumenta a retenção de informações, amplia a motivação, e melhora as habilidades interpessoais.

É importante frisar que a aprendizagem ativa não significa extinguir uma aula expositiva, mas esse formato não pode ser predominante. O docente pode solicitar para responder a uma pergunta, resumir um conceito ou comparar duas teorias científicas, enfim, alternar uma explicação expositiva com trabalho prático dos alunos ajuda muito mais na compreensão da teoria.

Bibliografia:

FREEMAN, Scott et. al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics.

Definição de aprendizagem ativa. Disponível em:

http://www1.umn.edu/ohr/teachlearn/tutorials/active/what/index.html. Acesso em 27 de abril de 2015.

Aulas tradicionais são ineficientes, mostra estudo. Disponível em:

<http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2014/05/aulas-tradicionais-sao-ineficientes-mostra-estudo.html> Acesso em 29 de abril de 2015.

¹ Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics.

Milena Mascarenhas

Coordenadora da área de Soluções ede Apredizagem da Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Carla Thomasi e Márcio Schünemann - Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Paulo Ricardo

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

Últimos artigos

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais