O que é "aprendizagem ativa"? É uma aprendizagem que se contrapõe a aprendizagem passiva entendendo-a como uma dinâmica mais voltada para aulas expositivas. A aprendizagem ativa estimula a participação maior dos alunos estudando através de leituras, escritas, debates, trabalho prático, estudos de caso etc. Mas esse método é comprovadamente melhor?
Algumas instituições estão testando a hipótese de que aprendizado ativo é mais eficaz
do que as palestras convencionais¹. Pesquisadores da Universidade de Washington
e da Universidade de Maine publicaram na Proceedings of the National Academy of Sciences,
uma importante revista científica dos Estados Unidos, o resultado de testes que mensuraram
o desempenho dos alunos nas metodologias de aprendizagem ativa comparando com as metodologias tradicionais de aulas expositivas. Os alunos protagonistas da aprendizagem,
em vez de apenas ouvintes, reduzem taxas de reprovação e impulsionam notas em cerca de 6%.
Na média, os estudantes com aulas tradicionais foram 1,5 vezes mais propensos a falhar do que estudantes submetidos a aprendizagem ativa. Segundo pesquisa, a falha média foi
de 21,8% sob o aprendizado ativo e 33,8% do ensino tradicional. Os estudos analisados documentam que a aprendizagem ativa aumentou o desempenho nos exames e que as taxas
de insucesso em aulas tradicionais aumentaram 55% em relação às taxas observadas
na aprendizagem ativa.
Os benefícios da aprendizagem ativa são muitos, pois melhora as habilidades
de pensamento crítico, aumenta a retenção de informações, amplia a motivação, e melhora as habilidades interpessoais.
É importante frisar que a aprendizagem ativa não significa extinguir uma aula expositiva, mas esse formato não pode ser predominante. O docente pode solicitar para responder a uma pergunta, resumir um conceito ou comparar duas teorias científicas, enfim, alternar uma explicação expositiva com trabalho prático dos alunos ajuda muito mais na compreensão da teoria.
Bibliografia:
FREEMAN, Scott et. al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics.
Definição de aprendizagem ativa. Disponível em:
http://www1.umn.edu/ohr/teachlearn/tutorials/active/what/index.html. Acesso em 27 de abril de 2015.
Aulas tradicionais são ineficientes, mostra estudo. Disponível em:
<http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2014/05/aulas-tradicionais-sao-ineficientes-mostra-estudo.html> Acesso em 29 de abril de 2015.
¹ Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics.
Milena Mascarenhas
Coordenadora da área de Soluções ede Apredizagem da Hoper Educação
EXPEDIENTE:
Revisão: Carla Thomasi e Márcio Schünemann - Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Paulo Ricardo
ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).