O IMPACTO DAS MUDANÇAS DO FIES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
- Hoper Educação

- 12 de fev. de 2015
- 4 min de leitura

Conforme é do conhecimento geral, no final do ano passado o MEC publicou duas portarias de alteração na regulamentação do FIES, nº 21 e 23, que estão provocando um impacto no segmento educacional, no mercado de ações de empresas do setor e na vida de milhares de estudantes que possuem ou desejam possuir o financiamento estudantil.
Após a surpresa inicial, as IES ainda estão mensurando e compreendendo os impactos sofridos e os sinais futuros para o FIES. Para os grupos mantenedores com mais de 20.000 alunos matriculados no FIES, a alteração mais crítica foi a mudança no cronograma de repasses de CFT-E, passando de 12 para 8 repasses anuais. Isso significa receber o repasse de mensalidades de Julho no mês de Dezembro de 2015, o que naturalmente terá impacto direto nos seus fluxos de caixa e resultados líquidos para este ano.
Para as outras Instituições, a alteração mais significativa é a mudança no cronograma de recompra de CFT-E, que passará a ser também de 8 recompras anuais. O nível de impacto desta mudança nas IES será variável, conforme o percentual de exposição da instituição ao FIES. Para instituições com percentuais elevados de matrículas com FIES - acima de 40% do seu faturamento líquido - esta alteração definitivamente afetará o seu fluxo de caixa, se considerarmos que devido a esse percentual o arrecadamento financeiro da recompra estará inevitavelmente vinculado a cobrir custos operacionais.
Finalmente, o estabelecimento de uma linha de corte mínima para adesão ao FIES. Após 30 de março de 2015, os alunos que terminaram o ensino médio a partir do ano de 2010 e quiserem aderir ao FIES precisarão ter obtido média de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação na prova. Além disso, o estudante não pode usufruir dos benefícios do FIES e do PROUNI ao mesmo tempo.
Calcular o percentual exato de queda em novas matrículas, relacionado com esta linha de corte, é complexo. Existem múltiplas variáveis que afetam este percentual, tais como: a localização geográfica da IES, o perfil da instituição, o número de candidatos em cada processo seletivo que terminaram o ensino médio antes e após 2010, entre outras. O que podemos afirmar no momento é que, com base em amostragem, esse percentual pode variar de 8% até 35% de queda.
Adicionalmente, o cenário macroeconômico brasileiro também não está favorável, gerando insegurança e contração no consumo. Para quem estiver em dúvida sobre a decisão de iniciar uma faculdade, esse poderá será um fator decisivo para fazer adiar o ingresso de diversos candidatos, comprometendo ainda mais o número de ingressantes na educação superior durante este ano.
Ao mesmo tempo, as IES estão se esforçando para conseguir a renovação dos contratos atuais e decidir o que fazer com os pedidos de novos contratos. O site de cadastro do FIES, SisFIES, ficou em manutenção durante todo o mês de Janeiro e as instituições de educação não conseguiram fazer o aditamento dos contratos em curso. Atualmente*, o site está operacional, e tecnicamente seria possível proceder os aditamentos. Na prática, ainda existem diversas IES com dificuldade em executar esse procedimento, associado a limitações de reajuste nas mensalidades para 2015. Por enquanto, o MEC restringiu o aumento ao máximo de 4,5%, com a perspectiva da IES poder revisar os valores de mensalidade no segundo semestre.
Por outro lado, até ao momento* o sistema de cadastro SisFIES não oferece a possibilidade de efetuar novos contratos. Segundo o ministro da Educação, Cid Gomes, a reabertura para novos contratos se dará depois de concluída a negociação do MEC com as instituições particulares de educação superior.
Diante deste cenário conturbado é importante que as IES comecem a analisar em que situação se encontra perante as novas condições do FIES. Para o curto prazo, é fundamental que a IES estabeleça um plano de contingência, que incluirá um fluxo de caixa projetado para o ano de 2015 e análise do seu perfil de ingressante, no que diz respeito a nota de ENEM.
A médio e longo prazo importa definir estratégias e posicionamentos da Instituição mediante a possibilidade de futuras alterações no FIES, tais como:
Novas alterações nas regras de elegibilidade do FIES, com foco numa seleção de maior qualidade do aluno ou de nota dos cursos;
Disponibilização de maiores cotas de recursos do FIES para regiões mais necessitadas, ou para cursos onde se identifique uma maior demanda de mercado para profissionais da área;
Alteração das regras referentes ao FGEDUC;
Novas alterações nas regras de recompra de CFT-E.
Durante o ano passado e em diversos momentos, referimos que alterações para o FIES eram esperadas. As múltiplas mudanças nas regras e estrutura do plano, patrocinadas pelo governo desde o ano de 2010, facilitaram a adesão dos candidatos, aumentando exponencialmente o número de contratos em utilização.
Comparativamente, o número de contratos em amortização é significativamente inferior, por isso a necessidade sucessiva de concessão de créditos extraordinários para cobrir despesas com o FIES. Em algum momento seria preciso reequilibrar esta equação, que passaria naturalmente por restringir o número de novos contratos e o fluxo financeiro para alimentar o fundo. Que é exatamente o efeito que as novas portarias irão provocar, no entanto, temos certeza que tais mudanças poderiam ter sido construídas de uma maneira melhor estruturada.
* Data Base: 09/02/2015

PEDRO MENA GOMES
Consultor Financeiro Hoper.
EXPEDIENTE:
Revisão: Caio Polizel e Carla Thomasi - Edição Carla Thomasi – Diagramação: Luana Guillande
ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra.
Plágio é crime (Lei 9610/98).











The most exciting moments come when you spend time with a gorgeous Gurgaon Escort who knows how to please her man. From soft kisses to playful teasing, she’ll keep your desires alive all night. Enjoy her gentle touch, seductive moves, and the romantic spark she brings to every encounter.