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Informativo Quinzenal

O QUE VALE MAIS: ENSINAR OU APRENDER?


Cada vez mais as Instituições de Educação investem em inovação implantando a sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem ativa e colaborativa, utilização de aplicativos móveis enfim, uma série de mudanças que visam o aumento da aprendizagem dos alunos. Mas nem sempre se alcança o resultado almejado.


As tecnologias estão surgindo em um ritmo cada vez mais acelerado, muitas delas estão sendo incorporadas na sala de aula. Porém, a tecnologia por ela mesma não muda a dinâmica da cultura do ensinar em detrimento da cultura do aprender.


Os estudantes, a sociedade e as características do mercado de trabalho estão em transformação constante, porém ainda predomina nas Instituições de Educação uma postura tradicional da homogeneização e uniformização. Professores esperam que os alunos aprendam no mesmo ritmo e da mesma forma. Levando muitas vezes a perda de interesse e sentido dos jovens em aprender.


Em tese não existe metodologia ou tecnologia a prova de uma cultura enraizada. Não adianta mudar a infraestrutura da sala de aula ou inserir tecnologias se professores continuarem a adotar uma postura de fornecedor de conhecimento e os alunos de receptor passivo.


A necessidade de implantar a cultura da aprendizagem torna-se cada vez mais urgente, ou seja, um ensino centrado no aluno, incentivando a autonomia e a postura do eterno aprendiz. A figura dos professores torna-se cada vez mais importante, não mais repetidor de conteúdo, mas como mediador e coparticipante atendendo esta nova realidade de aprendizagem, na interação interdisciplinar, no desenvolvimento de problemas e no estímulo do desenvolvimento das diferentes competências essenciais do Século XXI.


Ao implantar a cultura da aprendizagem, o aluno passa a ser o protagonista do processo, tornando-se ativo e responsável pela busca de informações para atender as necessidades reais de resolver problemas, enfrentar dilemas e tomar decisões. O professor passa a ser um orientador e incentivador da busca pelo conhecimento.





MILENA MASCARENHAS

Coordenadora - Soluções de Aprendizagem Hoper

EXPEDIENTE:

Revisão: Caio Polizel e Carla Thomasi - Edição Carla Thomasi – Diagramação: Luana Guillande

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra.

Plágio é crime (Lei 9610/98).

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