METODOLOGIAS ATIVAS: O QUE É APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO
- Hoper Educação
- 22 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de set. de 2020

Aprendizagem baseada em projeto ou aprendizagem por projeto é uma abordagem pedagógica de caráter ativo que enfatiza as atividades de projeto e tem foco no desenvolvimento de competências e habilidades. Assenta-se sobre a aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade.
O Buck Institute for Education, entidade norte-americana que congrega pesquisadores e interessados no tema, vem delineando as bases teóricas da aprendizagem por projeto desde a década de 1990. De acordo com a instituição, a abordagem pode ser definida como “um método sistemático de ensino-aprendizagem que envolve os alunos na aquisição de conhecimentos e habilidades por meio de um processo de investigação, estruturado em torno de questões complexas e autênticas e de produtos e tarefas cuidadosamente planejadas”.
A expressão aprendizagem baseada em projeto surge, às vezes, como sinônimo de aprendizagem baseada em problema, e trabalhos em língua inglesa referem Project Based Learning e Problem Based Learning pela mesma sigla – PBL, o que aumenta a confusão. Embora o desenvolvimento de um projeto geralmente ocorra com a resolução de problemas, uma prática tem como foco o problema, e a outra, o projeto. Por outro lado, ambas têm como premissas o ensino centrado no aluno e a aprendizagem colaborativa e participativa. Em geral, a terminologia “aprendizagem baseada em projeto” é aplicada a modalidades em que há um produto tangível como resultado.
Ter um objetivo que se traduz num produto tangível é um componente poderoso na motivação: os estudantes identificam um sentido para buscar e selecionar informações, relacionar o que encontram com o que já têm, compartilhar ideias e achados com os colegas e professores, agir e interagir para chegar ao objetivo. Quando o empenho dos alunos envolve a solução de uma questão do seu o cotidiano, o efeito é ainda melhor.
Esta foi a observação de professores envolvidos com a aprendizagem por projetos na Uniamérica, IES de Foz do Iguaçu-PR, apoiada pela Hoper Educação. Souza e Moran (2014) realizaram uma pesquisa sobre as estratégias utilizadas por esses professores durante a implantação de modelo estruturado com base em metodologias ativas. Os docentes relataram que o ponto mais positivo das práticas recém-adotadas é o trabalho com projetos. Ao fim de cada semestre, os alunos têm um produto – por exemplo, uma pesquisa aplicada, útil à comunidade vizinha à IES, ou um item farmacológico preparado por eles. “Isso é extremamente gratificante para alunos e professores”, disse um docente.
Segundo Behrens e José (2001), a metodologia de projetos foi proposta inicialmente por John Dewey e chegou ao Brasil nas traduções de Anísio Teixeira na década de 1930, na origem do movimento denominado Escola Nova. Aspectos centrais da proposta de Dewey são representados na figura abaixo.

Behrens e José, pesquisadoras em Educação, complementam: “a observação de condições e circunstâncias não basta, é preciso acrescentar a significação que se atribui” para as atividades realizadas. (BEHRENS e JOSÉ, 2001).
Num momento em que se busca direcionar o foco para o aluno, as ideias de Dewey continuam atuais, pois consideram aspectos como necessidades e experiências vivenciadas, num contexto de valorização da motivação para aprender e da efetividade do aprender na prática.
Clique aqui e veja como as soluções Hoper podem auxiliar sua Instituição a gerenciar este período, e posicionar sua IES estrategicamente para 2021.
Referências:
BEHRENS, M. A.; JOSÉ E. M. A. Aprendizagem por projetos e os Contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 77-96 - jan./jun. 2001.
SOUZA, S. R. de. MORAN, J. Aspectos facilitadores na implantação de flipped classroom em instituição de ensino superior: a opinião do professor. Inovação e Gestão em EAD-IUSP/INEPAD. No prelo.

SANDRA RODRIGUES
Consultora Hoper Educação
EXPEDIENTE:
Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Mariana Andrade – Diagramação: Laura Neves
ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).
Heyy!!! I am Jack Smith. I am the writer in this company, Ryanair Headquarters Address is located in Dublin, Ireland, serving as the central hub for Europe’s largest low-cost airline. Situated at Airside Business Park, Swords, County Dublin, the headquarters houses the airline’s executive management, operations, finance, marketing, and customer service teams. As the operational nerve center of Ryanair, the head office oversees the airline’s extensive network of over 3,000 daily flights across 40+ countries.
Just wanna give a 🚀quick shoutout to " No1AssignmentHelp .Com" – 🔊honestly, they're a lifesaver! It was flat out with uni work and needed a hand, and these legends came through big time⏲. If you're after the 🔍 Best Assignment Help around, you can't go wrong here. The work's spot on, delivered✍ quickly, and helped me boost my grades 🥇without the stress😀. Bloody brilliant service – cheers, team!
Helpful post! I recently visited the Air Canada Beijing Office Address for some travel inquiries, and the staff was incredibly professional and helpful. If you're planning a trip with Air Canada, heading to the Beijing office address is a great way to get the support you need.
The Turkish Airlines New York City office is a vital pillar of the airline’s international operations. With a blend of professionalism, cultural awareness, and technological adaptability, it supports thousands of travelers each year—ensuring their journeys begin and end with confidence, convenience, and care.
Whether it’s helping a family plan their dream vacation, guiding a business traveler through loyalty rewards, or managing operational logistics behind the scenes, the NYC office serves as a trusted partner in every phase of the travel experience. As Turkish Airlines continues to grow its presence across continents, its commitment to local excellence remains unchanged—and the New York City office stands as a proud reflection of that mission.
At the Frontier Airlines DFW terminal, travelers can find multiple self-service kiosks and staffed counters for check-in. Frontier encourages passengers to check in online beforehand, but if you need assistance or are traveling with special requirements, the counters in Terminal E are well-staffed and helpful. After check-in, passengers proceed to the security checkpoints. Terminal E offers multiple TSA screening lanes, helping to reduce wait times during peak travel hours.