Curso 100% on-line
Assíncrono - Estude quando e onde quiser
Disponível
Hoje mesmo!
Curso com Certificado
Carga Horária
16h
Investimento
De: R$ 500,00
Por: R$ 250,00
Parcelado em até 5x sem juros no cartão de crédito.
*Descontos especiais para grupos da mesma instituição.
Compreenda a metodologia de autoavaliação institucional para elaboração do Projeto de Avaliação Institucional. Entenda diferentes metodologias existentes para coleta e análise de dados. Saiba como elaborar plano de ação anual para a CPA, diagnósticos e propostas de melhorias para a IES e seus cursos.
Objetivo
Sobre o curso
Este curso pretende tratar da definição da metodologia de autoavaliação institucional a ser executada pela CPA, norteando a elaboração do Projeto de Avaliação Institucional para o triênio. Será discutido diferentes metodologias existentes para coleta e análise de dados, envolvendo a graduação e a pós-graduação, presencial e EaD, a extensão, a pesquisa, a infraestrutura, a gestão de pessoal e a administrativa. Também auxiliará no plano de ação anual para a CPA e a elaboração de diagnósticos e propostas de melhorias para a IES e seus cursos.
Módulo 1 - Princípios, metodologia e as fases da avaliação institucional
Módulo 2 - Instrumentos e possibilidades de coleta e análise de dados
Módulo 3 - Diagnóstico e propostas de melhorias para a IES e os Cursos
Módulo 4 - Relato institucional e relatórios anuais para o MEC
A quem se destina
Coordenadores e integrantes de CPA, bem como outros gestores da IES que desejem compreender melhor o tema.
Metodologia
Curso 100% assíncrono, apresentado por meio de material didático com aulas em vídeo, leituras obrigatórias, atividades de aprendizagem, e leituras complementares.
Materiais complementares:
Serão disponibilizados arquivos em formato PDF, apresentações dos conteúdos, indicações de leituras e links para conteúdos relacionados ao tema.
Certificado
O participante que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Facilitador
Wildenilson Sinhorini
Consultor associado da Hoper Educação desde 2008, com atuação na área da gestão acadêmica, avaliação institucional, planejamento,legislação e processos regulatórios da Educação Superior. Possui 25 anos de experiência na Educação Básica e Superior, tanto docente como gestor de IES. Mestre em Administração e Negócios, linha de pesquisa em Marketing (PUC RS, 2022); Mestre em Educação a Distância, programa Máster Universitario Educación y TIC (e-Learning) da (Universitat Oberta de Catalunya, Espanha, 2019); Especialista em Inovação e Gestão em Educação a Distância (USP, 2015); MBA em Gestão Empresarial (São Camilo ES, 2003); bacharel em Administração (UNIOESTE, 2000) e licenciado em Matemática (Unicesumar, 2020).
Obs: O participante receberá o login e senha para acesso à plataforma e materiais do curso, somente após pagamento.