Curso 100% on-line
Assíncrono - Estude quando e onde quiser
Disponível
Hoje mesmo!
Curso com Certificado
Carga Horária
16h
Investimento
De: R$ 600,00
Por: R$ 300,00
Parcelado em até 5x sem juros no cartão de crédito.
*Descontos especiais para grupos da mesma instituição.
O Ministério da Educação publicou no DOU a Portaria 2.117, de 06 de dezembro de 2019, possibilitando os cursos de graduação ofertados na modalidade presencial utilizarem até 40% da sua carga horária total em atividades a distância (EaD), um novo marco regulatório que possibilita os cursos implantarem currículos mais flexíveis.
Objetivo
Sobre o curso
O Ministério da Educação publicou no DOU a Portaria 2.117, de 06 de dezembro de 2019, possibilitando os cursos de graduação ofertados na modalidade presencial utilizarem até 40% da sua carga horária total em atividades a distância (EaD), um novo marco regulatório que possibilita os cursos implantarem currículos mais flexíveis.
O curso abrangerá os seguintes tópicos:
-
Esclarecer a Portaria 2.117/2019 (40% de EaD nos cursos presenciais) e todos os aspectos legais envolvidos.
-
Explicar as possibilidades acadêmicas de se ampliar o uso do EAD para até o limite de 40% da carga horária total dos cursos presenciais de graduação. Implicações no modelo acadêmico, sustentabilidade e qualidade de aprendizagem.
-
Posicionar à IES quando se aplica e quando não é recomendado os 40% EaD.
-
Explicar as diferenças entre os cursos organizados nas modalidades EaD, Semipresencial e Híbrido. Como fazer um projeto acadêmico para a graduação que utilize as diferentes modalidades de maneira integrada de maneira sustentável.
-
O desenvolvimento de competências a distância por meio das TICs – possibilidades e limitações.
-
Como implantar as atividades EaD de maneira sustentável, os custos envolvidos e o ponto de equilíbrio da operação, comparando com o presencial.
-
Análise de tecnologias disponíveis e viáveis para cursos com menor número de alunos.
-
Os riscos na implantação de um modelo semipresencial ou híbrido (40% de EaD) nos cursos presenciais.
-
Equipe e funções necessárias para desenvolvimento interno do modelo semipresencial ou híbrido (40% de EaD).
A quem se destina
Pró-Reitores Acadêmicos, Diretores Acadêmicos, Coordenadores dos Cursos de Graduação e Docentes dos cursos de Graduação presencial e Gestores da IES que desejem compreender melhor o tema.
Metodologia
Curso 100% assíncrono, apresentado por meio de material didático com aulas em vídeo, leituras obrigatórias, atividades de aprendizagem, e leituras complementares.
Materiais complementares:
Serão disponibilizados arquivos em formato PDF, apresentações dos conteúdos, indicações de leituras e links para conteúdos relacionados ao tema.
Certificado
O participante que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Facilitador
Wildenilson Sinhorini
Consultor associado da Hoper Educação desde 2008, com atuação na área da gestão acadêmica, avaliação institucional, planejamento,legislação e processos regulatórios da Educação Superior. Possui 25 anos de experiência na Educação Básica e Superior, tanto docente como gestor de IES. Mestre em Administração e Negócios, linha de pesquisa em Marketing (PUC RS, 2022); Mestre em Educação a Distância, programa Máster Universitario Educación y TIC (e-Learning) da (Universitat Oberta de Catalunya, Espanha, 2019); Especialista em Inovação e Gestão em Educação a Distância (USP, 2015); MBA em Gestão Empresarial (São Camilo ES, 2003); bacharel em Administração (UNIOESTE, 2000) e licenciado em Matemática (Unicesumar, 2020).
Obs: O participante receberá o login e senha para acesso à plataforma e materiais do curso, somente após pagamento.