top of page
online.png

Curso 100% on-line

assincrono.png

Assíncrono - Estude quando e onde quiser

Disponível

Hoje mesmo!

certificado.png

Curso com Certificado

Carga Horária

16h

Investimento

De: R$ 600,00

Por: R$ 300,00

Parcelado em até 5x sem juros no cartão de crédito.

*Descontos especiais para grupos da mesma instituição.

CURSO ON-LINE

Semipresencial: 40% da Carga Horária na Modalidade EaD em Cursos de Graduação Presenciais – Oportunidades e Desafios

O Ministério da Educação publicou no DOU a Portaria 2.117, de 06 de dezembro de 2019, possibilitando os cursos de graduação ofertados na modalidade presencial utilizarem até 40% da sua carga horária total em atividades a distância (EaD), um novo marco regulatório que possibilita os cursos implantarem currículos mais flexíveis.

Objetivo

Sobre o curso

O Ministério da Educação publicou no DOU a Portaria 2.117, de 06 de dezembro de 2019, possibilitando os cursos de graduação ofertados na modalidade presencial utilizarem até 40% da sua carga horária total em atividades a distância (EaD), um novo marco regulatório que possibilita os cursos implantarem currículos mais flexíveis.

O curso abrangerá os seguintes tópicos:

  1. Esclarecer a Portaria 2.117/2019 (40% de EaD nos cursos presenciais) e todos os aspectos legais envolvidos.

  2. Explicar as possibilidades acadêmicas de se ampliar o uso do EAD para até o limite de 40% da carga horária total dos cursos presenciais de graduação. Implicações no modelo acadêmico, sustentabilidade e qualidade de aprendizagem.

  3. Posicionar à IES quando se aplica e quando não é recomendado os 40% EaD.

  4. Explicar as diferenças entre os cursos organizados nas modalidades EaD, Semipresencial e Híbrido. Como fazer um projeto acadêmico para a graduação que utilize as diferentes modalidades de maneira integrada de maneira sustentável.

  5. O desenvolvimento de competências a distância por meio das TICs – possibilidades e limitações.

  6. Como implantar as atividades EaD de maneira sustentável, os custos envolvidos e o ponto de equilíbrio da operação, comparando com o presencial.

  7. Análise de tecnologias disponíveis e viáveis para cursos com menor número de alunos.

  8. Os riscos na implantação de um modelo semipresencial ou híbrido (40% de EaD) nos cursos presenciais.

  9. Equipe e funções necessárias para desenvolvimento interno do modelo semipresencial ou híbrido (40% de EaD).

A quem se destina

Pró-Reitores Acadêmicos, Diretores Acadêmicos, Coordenadores dos Cursos de Graduação e Docentes dos cursos de Graduação presencial e Gestores da IES que desejem compreender melhor o tema.

Metodologia

Curso 100% assíncrono, apresentado por meio de material didático com aulas em vídeo, leituras obrigatórias, atividades de aprendizagem, e leituras complementares.

Materiais complementares:

Serão disponibilizados arquivos em formato PDF, apresentações dos conteúdos, indicações de leituras e links para conteúdos relacionados ao tema.

Certificado

O participante que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

Image by Ali Morshedlou

Facilitador

Wildenilson Sinhorini


Consultor associado da Hoper Educação desde 2008, com atuação na área da gestão acadêmica, avaliação institucional, planejamento,legislação e processos regulatórios da Educação Superior. Possui 25 anos de experiência na Educação Básica e Superior, tanto docente como gestor de IES. Mestre em Administração e Negócios, linha de pesquisa em Marketing (PUC RS, 2022); Mestre em Educação a Distância, programa Máster Universitario Educación y TIC (e-Learning) da (Universitat Oberta de Catalunya, Espanha, 2019); Especialista em Inovação e Gestão em Educação a Distância (USP, 2015); MBA em Gestão Empresarial (São Camilo ES, 2003); bacharel em Administração (UNIOESTE, 2000) e licenciado em Matemática (Unicesumar, 2020).

Obs: O participante receberá o login e senha para acesso à plataforma e materiais do curso, somente após pagamento.

Inscrições

Completar inscrição com:

Parcele em até 5X

Inscrições

Tire suas dúvidas por Whatsapp

bottom of page