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Informativo Quinzenal

METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA


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As metodologias ativas de aprendizagem objetivam colocar os alunos no centro do processo, tornando-se protagonista e corresponsáveis pela sua formação acadêmica, estimulando o raciocínio crítico, a compreensão mais analítica dos conceitos, sabendo-o aplicar de maneira propícia, desenvolvendo a capacidade técnica de debater, levantar hipóteses e pensar formas diferentes sobre a realidade. Para isso, o papel do docente torna-se fundamental ao proporcionar um ambiente mais voltado para a reflexão crítica do que aulas expositivas que acabam estimulando mais o aspecto mnemônico e mecânico da aprendizagem.

O docente pode qualificar sua aula através das metodologias ativas, estimulando a participação dos alunos através de leituras prévias, escrita crítica, debates, trabalho prático, estudos de caso, resolução de problemas levando consequentemente a uma aprendizagem mais duradoura e significativa.

Na prática pedagógica observa-se que, fazer os alunos se envolverem em alguma atividade que os obriga a refletir sobre os conhecimentos e como utilizá-los na prática, avaliar a compreensão e habilidade, investigar novos conhecimentos para resolver problemas, torna esse aluno muito mais motivado, melhorando as habilidades de pensamento crítico, aumento na retenção de informações, e melhora as habilidades interpessoais.

É importante frisar que a aprendizagem ativa não significa extinguir uma aula expositiva, mas esse formato não precisa ser predominante, até porque uma questão é entender um conceito, outra questão é colocá-lo em prática. O docente pode inserir novas práticas de maneira gradativa, alternando uma explicação expositiva com trabalho prático dos alunos.

Como vimos, as metodologias ativas de aprendizagem não precisam configurar atividades complexas, infraestrutura diferenciada e dispendiosa, elas podem simplesmente oportunizar a participação maior dos alunos em sala de aula, criando situações de maior vivência prática.

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Milena Mascarenhas

Coordenadora de Soluções de Aprendizagem

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Diagramação e Gráfico: Laura Neves

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

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