Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

Principais IES privadas atuantes na EaD Brasil

06.08.2019

 
Na difícil configuração atual do mercado de educação superior brasileiro, a modalidade EaD mantém a sua trajetória com crescimento, rumo a consolidação. Os marcos regulatórios em 2017/2018 oportunizaram uma grande expansão de polos e flexibilização na oferta, o número de polos subiu de 2.947 em 2016 para 10.942 registros (no sistema E-mec em agosto de 2018). Aumentaram também o número de IES, no censo de 2017 tivemos 166 IES figurando como ofertantes na modalidade EaD, 38 novos registros ao compararmos com 2016.


Análises feitas com base no Censo da Educação Superior de 2017, realizado pelo MEC/Inep, permite observar que a modalidade, na rede privada, corresponde a 25,6% dos matriculados e 39,0% dos ingressantes, se aprofundarmos na análise, considerando  somente os cursos comuns, mesmo portfólio, nas duas modalidades, o sale share da EaD chega à 45,7%. 
 

O ensino à distância foi o responsável por sustentar o crescimento da Educação Superior demonstrando uma maior representatividade da EaD frente ao presencial, no ciclo de 2016/2017 o crescimento foi de 16,0% dos matriculados, o que colaborou para que o número total de matrículas do setor ampliasse em 3,0%.


No cenário nacional, há forte concentração de matrículas entre as principais IES da modalidade, onde as 10 maiores do ranking EaD Brasil, possuem 78,7% de market share (1.252.360 matriculados) e 80,5% de sale share (730.819 ingressantes).

 

Fonte: MEC/Inep - Elaborado por Hoper Educação.

 

No período 2009/2017 o crescimento anual deles foi de 19,5%, frente aos 13,3% do geral da EaD. Quanto a posição das IES no ranking Brasil, a UNOPAR se mantém como líder no ciclo analisado e desde 2011 os 5 maiores se alternam nas primeiras posições, os 5 juntos possuem 62,1% do market share na modalidade.


Na comparação de 2017/2016 as três maiores IES em crescimento absoluto foram UNIASSELVI, UNINTER e UNIP, representaram, juntas, o crescimento de 97.702 matrículas, aproximadamente 45% de todo o EaD. Nesse ciclo, em números relativos, a UNIASSELVI foi a IES que apresentou maior crescimento no número de matriculados (44,2%), seguido pela UNICESUMAR (39,6%).


As oportunidades de expansão no setor, são potencializadas aos players que estão mais preparados para atuarem estrategicamente (gestão mais profissional), onde usam sistematicamente avaliações mercadológicas, a oportunidade da “força da marca local”, as estratégias para captação e retenção de alunos e ainda a sinergia da sua atuação na EaD com a modalidade presencial. 


Novas configurações de mercado demandam necessariamente por novas estratégias e mais profissionalização da gestão. 
 

 

 

 

 

 

 

Marcos Piazzeta

Analista de Estudos de Mercado

 

 

 

 

 

 

 

 


EXPEDIENTE: 

Revisão: Márcio Schünemann – Diagramação: Jefferson Sala - Imagens: Jefferson Sala

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma
de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98)
.

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.