Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

GERENCIAR MUDANÇAS ATRAVÉS DA GESTÃO POR PROCESSOS NAS IES

24.06.2019

 

A Gestão por Processos possibilita gerenciar mudanças organizacionais e melhorar a capacidade competitiva da IES através do maior sinergismo entre os vários departamentos da instituição. Proporciona também o aprimoramento do modelo cultural da instituição a partir do desenvolvimento da maturidade dos seus processos.


Uma IES é uma coleção de processos. Um processo é um grupo de tarefas inter-relacionadas e sistematizadas, dirigidas à realização de uma meta, ou seja um resultado desejado para o cliente.


A Gestão por Processos é uma abordagem para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios (ABPMP, 2013). 


A Gestão por Processos não se encontra no trabalho realizado em departamentos isolados, mas sim nos processos que permeiam os departamentos, tornando as atividades organizacionais interdependentes, integradas e sistêmicas. Os processos de negócio, aqueles que de fato agregam valor na percepção do aluno, não são moldados e definidos em função das condições e necessidades das áreas, mas inversamente. As áreas servem e atendem aos processos, que por sua vez tem como foco principal o propósito da IES. Toda IES tem um componente do trabalho que é funcional, ligado à especialidade técnica da área e outro que é processual ligado à sequência de atividades. O desafio da IES é decidir qual eixo de coordenação priorizar: funções ou processos?


O mapeamento de processos é uma importante ferramenta para qualificar os resultados da IES e desenvolver melhorias. Possibilita entendimento do fluxo de atividades, da integração entre as áreas da IES, das regras de negócio e principalmente direciona atenção para oportunidades de melhorias. 


Qualificar os processos em uma IES depende das suas particularidades e a metodologia escolhida merece adequação ao contexto. Não existe uma receita pronta ou mesmo uma metodologia definitiva. Segundo o BPM CBOK, a melhoria dos processos envolve 6 etapas. 

 

A figura abaixo ilustra o Ciclo de Vida para melhoria nos processos:

Fonte: ABPMP (2013)

 

  1. Planejamento. Envolve o alinhamento da estratégia da IES aos processos internos. O desafio desta etapa é priorizar e garantir o vínculo entre as diretrizes estratégicas e a rotina do dia-a-dia. 

  2. Análise. Tem por objetivo entender o contexto da IES, a situação atual (AS-IS) do processo em análise. Algumas perguntas para nortear esta fase são: Qual o objetivo do processo? Quais as saídas (outputs) e entradas (inputs)? Quem são os clientes? Quais os gargalos e dificuldades? 

  3. Desenho. É o momento para se definir o novo cenário (TO-BE) do processo. São desenvolvidas soluções para os problemas identificados na fase anterior. Nesta etapa são definidos: objetivo; fluxo das atividades; detalhamento das atividades; matriz de responsabilidades; regras de negócio e indicadores. 

  4. Implementação. É o momento de se executar o que foi planejado na fase de desenho. Algumas ações desta fase são: desenvolvimento ou mudanças em sistemas integrados de gestão e em outras tecnologias, desenvolvimento de mecanismos automatizados de regras de negócio.

  5. Monitoramento e Controle. Envolve gerenciar o desempenho do processo para que eventuais desvios possam ser corrigidos. 

  6. Refinamento. Nesta etapa são ajustados os desvios encontrados na fase anterior. A cultura de transformação da IES a partir dos processos é um relevante ativo para a instituição que pretende ser cada vez mais competitiva no desafiador mercado educacional brasileiro. 

 

Referências:
ABPMP – Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK) – Versão 3.0. São Paulo, 2013.

 

 

 

 

 

 

 

Márcio Schünemann​

Consultor da Hoper Educação

 

 

 

 

 

 

 

 


EXPEDIENTE: 

Revisão: Mariana Andrade e Márcio Schünemann – Diagramação: Laura Neves - Imagens: Laura Neves

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma
de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98)
.

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.