Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

QUAL O PERFIL DE LIDERANÇA A SUA IES PRECISA?

27.05.2019

 

A formação de líderes que desenvolve em sua instituição hoje é capaz de criar massa crítica para um novo modelo mental das lideranças e de fato mover para a ação? Veja como pensar esse processo de desenvolvimento de maneira realmente efetiva.

 

quando falamos de formação de líderes em instituições de ensino nos vemos diante de dois grandes desafios iniciais. O primeiro é comum a qualquer formação de liderança que é conseguir o engajamento dos profissionais em exercício que, muitas das vezes, entendem
já estarem capacitados para gestão. O segundo desafio é que a grande parte desses líderes são professores, vindos dos meios acadêmicos, e frequentemente já possuem suas preferências com os métodos de ensino e aprendizagem e são experientes no assunto. Pensando nestes desafios, a formação de líderes em educação não deve seguir modelos padronizados para lideranças de outros segmentos. Para formar líderes educacionais
é preciso a sensibilidade do mundo acadêmico e uma ampla visão do mercado.


Essa formação deve ser pensada em um programa de médio prazo, para que seja possível o acompanhamento das ações que serão implementadas. É importante certificar de que os seguintes aspectos estão sendo contemplados: a) se preocupe com o método para atender as especificidades do público, utilize de metodologias ativas e fomente o pensamento acadêmico; b) Desenvolva competências comportamentais para gestão acadêmica e administrativa; c) Trabalhe aspectos das relações interpessoais no ambiente organizacional; d) Aborde processos de gestão de desempenho, comunicação e feedback, com foco no desenvolvimento de atitudes positivas frente aos temas; e) Promova o alinhamento de objetivos estratégicos com as competências e entregas dos líderes; f) Crie um ambiente que favoreça a sinergia das ações estratégicas e contribua para o fortalecimento da cultura de melhoria contínua dos processos institucionais; g) Proporcione um ambiente de desenvolvimento compartilhado entre os gestores e desperte o senso de corresponsabilidade para as mudanças organizacionais; h) Coloque o propósito nobre da educação a frente de todo o processo. Além dos pontos acima, planeje quais ferramentas de gestão podem ser implementadas com o grupo ao longo do programa. Veja alguns exemplos:

Matriz de Competência. Diferente dos modelos padronizados, pense em uma matriz de competência alinhada ao propósito da instituição, da área e de cada profissional que está sendo formado.

Plano de Desenvolvimento Individual. O PDI deve contemplar o projeto de vida e carreira de quem está passando pela formação. Essa é uma forma de pensar o desenvolvimento integral dos líderes e ainda aumentar o engajamento.

Contrato de Gestão. Coloque os objetivos de resultado, desenvolvimento pessoal e desenvolvimento de equipes em um documento vivo e dinâmico, que possa ser visitado frequentemente por quem o fez e seu líder. Nessa proposta é possível colocar as expectativas na mesa e acompanhar os resultados.

Feedback com mentoria. Com essa ferramenta é possível modificar as relações interpessoais, deixar a comunicação mais clara e eficiente e trabalhar aspectos da motivação e desempenho.

Ferramentas de Melhoria Contínua. A estratégia aqui é tonar o pensamento eficiente um hábito. Lembre-se que o inconformismo muda o cenário atual e leva ao desenvolvimento.

Pense em um programa alinhado às novas possibilidades e tendências da educação, com curadoria de conteúdo, disponibilização online de materiais, encontros presenciais, atividades aplicativas e acompanhamento do desenvolvimento do grupo.

 

 

 

 

Carla Oliveira

Consultora

 

 

 

 

 

 

 

 


EXPEDIENTE: 

Revisão: Maria Luiza Zarro e Márcio Schünemann – Diagramação: Mariana Andrade - Imagens: Felipe Tavares

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.