top of page

Informativo Quinzenal

Intercâmbio Internacional para a Educação 4.0: Conexões e inspiração para acelerar a inovação nas IE


Inovação implica termos um novo olhar sobre o status quo para identificar oportunidades de novas abordagens sobre a nossa atuação. E as melhores ideias de inovação surgem das discussões com pessoas de organizações variadas, pertencentes ou não ao mesmo segmento, que ampliam nossa percepção sobre o mercado, o negócio e as pessoas envolvidas no processo.

No caso das Instituições de Ensino, como posso transformar a experiência do meu aluno, aproveitando o melhor da tecnologia e das conexões pessoais? Como preparo meu aluno para um ambiente profissional em permanente transformação e ofereço a ele oportunidades para continuar buscando nas IES o suporte para se manter qualificado e assumir papel de protagonismo na sua área? E ainda temos uma série de possibilidades que passam pela organização interna, novos modelos de financiamento, geração alternativa de receitas, por exemplo.

Mas a organização que decide inovar sozinha demora mais tempo, gasta mais dinheiro e costuma desenvolver inovações menos relevantes, pois os participantes do processo possuem a mesma origem e isso limita a criatividade do grupo.

Para ampliar nosso repertório de soluções, uma boa oportunidade é conectar-se a ações planejadas com foco em inovação, como as missões internacionais.

  • Visitar organizações que são referência na sua área de atuação trará mais inspiração para o seu processo de inovação. Conhecer diferentes formas de organização, oferta de serviços variados, novas formas de relacionamento com usuários, soluções alternativas em relação à forma de financiamento e metodologias criativas de ensino-aprendizagem pode ser exatamente o que estava faltando para você mudar o patamar de competitividade da sua instituição.

  • Missões internacionais tendem a criar grupos fortes entre seus participantes e potencializam seus ganhos no período pós-missão. Ao participar desses grupos, passamos a ter pessoas com quem discutir as oportunidades mapeadas durante a visita e com quem articular ações mais estruturadas para promoção da inovação no retorno ao país.

Para apoiar o processo de inovação nas instituições de ensino brasileiras, a Hoper preparou uma viagem de imersão à Alemanha, mais especificamente para a região de Stuttgart em abril de 2019. Durante 5 dias, será possível conhecer a experiência alemã na área de educação, visitando instituições relacionadas com a educação e inovação, em um formato que permitirá criar conexões diretas com líderes do processo nas instituições visitadas.

Vamos reunir um grupo seleto de gestores nacionais para visitarem experiências bem-sucedidas e trazer mais inovação para nossas instituições, nossos alunos e nossas equipes.

Venha fazer parte! Muita aprendizagem no Brasil e na Alemanha para acelerar nosso crescimento.

Ilisangela Mais

Consultor da Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Maria Luiza Zarro e Márcio Schünemann – Diagramação: Felipe Tavares - Imagens: Felipe Tavares

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

Leia Mais

bottom of page