Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

RANKING DE CURSOS EAD NA GRADUAÇÃO

08.10.2018

 

 

Os dados do Censo da Educação Superior (MEC/INEP) 2016 revelaram uma manutenção dos 10 primeiros cursos no ranking por matrículas EaD privadas, os mesmos detêm 74,4% do market share, demonstrando a representatividade desses cursos no cenário Brasil.

 

 Mais informações sobre o Cenário Educacional Brasileiro

 

PÓDIO:

 

 

 

 

 

 

Curso tradicional da EaD é o mais procurado na modalidade, manteve seu primeiro lugar no ranking em todo o período analisado, em 2016 de 128 IES credenciadas para oferta da EaD, o curso estava presente em 97 (76%) delas, possui aproximadamente o dobro de matrículas do segundo colocado do ranking, totalizando 356.591 matriculados.

 

 

 

 

 

 

A segunda posição no ranking é ocupada pelo curso de Administração, o mesmo tem ampliado sua força na modalidade principalmente pela migração dos alunos do presencial. A título de comparação as matrículas na modalidade Presencial do curso entre 2012 e 2016, tem uma queda de -6,4% enquanto no mesmo período há um aumento na EaD de 4,7%.

 

 

 

 

 

 

Nesse pódio Ciências Contábeis vem ganhando destaque, teve 2 anos consecutivos de subida no ranking, após 4 anos mantendo sua 5ª colocação chega em 2016 na 3ª posição com 101.238 matrículas, passando os cursos de Tecn. em Gestão de RH e de Serviço Social. O crescimento no período de 2012 a 2016 foi de 11,8% nas matrículas.

 

OUTROS DESTAQUES:

 

No período analisado, os 5 maiores cursos se mantêm no topo do ranking com um market share de 59,1%, vale a ressalva da troca de posições nos últimos 2 anos em uma ascensão do curso de Ciências Contábeis. Pedagogia e Administração mantiveram suas posições com aproximadamente 39% do market share.

 

O curso com maior ascensão ao ranking foi Educação Física, em 2012 ocupava a 28ª posição, em 2015 alcançou a 6ª posição que manteve em 2016, uma única instituição é responsável por alavancar o curso, comparado as matrículas no período há um crescimento de 13%.

 

Letras que após queda em 2015 voltou a ocupar a 8ª posição em 2016, ganhando o lugar de Tecn. em Logística que teve queda de -8,2% nas matrículas no último ano do Censo e enfrenta seu 2º ano de queda no ranking.

 

Pode-se observar algumas movimentações nos cursos EaD, como por exemplo, uma migração nos alunos dos mesmos cursos na modalidade presencial, fato esse que é corroborado quando analisamos o número de matrículas dos 3 primeiros colocados desse ranking, os mesmos têm queda nas matrículas do presencial e aumento nas matrículas na EaD.

 

Há vários fatores que contribuem para esse movimento, mas sem dúvida as restrições impostas ao FIES na modalidade presencial e a crise econômica e política que passa o Brasil, faz com que cursos com mensalidades mais acessíveis sejam uma boa opção para o aluno que não quer parar de estudar por diminuição na sua fonte de renda.

 

Apesar da estagnação do posicionamento entre 2015 e 2016, os próximos anos podem trazer movimentações significativas, o cenário 2016 contava com 128 IES credenciadas para oferta de cursos a distância, as quais ofertavam 1.222 cursos de graduação, o cenário EaD foi amplamente estimulado e em 2017 passou a contar com 281 IES e 2.774 cursos de graduação EaD registrados no sistema e-MEC, os últimos levantamentos de agosto de 2018 ao sistema mostram 441 IES credenciadas para oferta da modalidade e 3.557 cursos.

 

O crescimento dos número da EaD reflete uma tendência pela oferta de cursos a distância e pode movimentar o posicionamento dos cursos no ranking, ainda há outros fatores em debate que podem futuramente movimentar o ranking, como a oferta do curso de Direito na modalidade EaD, que causaria profundas mudanças na configuração das matrículas, bem como o aumento da porcentagem de oferta de disciplinas EaD na modalidade presencial chegando a 40% do total.

É importante observar o posicionamento dos cursos no ranking de matrículas para auxiliar nas decisões estratégicas da IES, a oferta de cursos bem posicionados influencia diretamente na captação de alunos, a sua IES está atenta para essas mudanças?

 

 

Quer conhecer mais sobre o Mercado Educacional Brasileiro? Semanalmente são disponibilizados conteúdos gratuitos sobre o setor. Confira: Infográficos 

 


 

 

 


 

 

Marcos Piazzeta​

Analista da área de Estudos de Mercado 

 

 

 

 

 

Natalia Améndola​

Analista da área de Estudos de Mercado

 

 

 

 

EXPEDIENTE:

Revisão: Maria Luiza Zarro e Márcio Schünemann – Diagramação: Mariana Andrade - Gráfico - Mariana Andrade

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.