Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

ESOCIAL: VOCÊ SABIA?

04.06.2018

 

 

 

 

O eSocial – nova plataforma de prestação de informações do Ministério do Trabalho - que entrou em vigor em 2018 – unificou em um grande banco de dados digital as informações que as IES são obrigadas a prestar sobre suas relações de trabalho. Holerite online, tabela de salários, aviso de férias, cargas horárias, riscos ocupacionais de cada trabalhador são exemplos de informações enviadas para a base de dados do eSocial. Para quem administra uma IES, informar estes dados de maneira adequada e otimizar processos internos para gerar estas informações é promover uma economia inteligente e preparar a IES para um futuro sustentável.

Assim, a Hoper separou para você 6 curiosidades sobre o eSocial que devem estar no radar de todo gestor de IES.

De acordo com o faturamento em 2016, sua IES tem prazo para iniciar os envios de dados

ao eSocial. Os prazos são definidos de acordo com o faturamento e a natureza jurídica da sua IES. Verifique atentamente o prazo da sua IES para não correr o risco de multas pelo não cumprimento de prazos de envio.

O não cumprimento dos prazos de envio pode acarretar em autuação da empresa.

Além disso, o envio de informações inexatas, incompletas ou omitidas pode acarretar multas de até 3% sobre o faturamento do mês anterior ao envio dos dados.

 

De acordo com o grupo de entrada da sua IES no eSocial, o prazo para a geração digital

e transmissão da folha de pagamento tem início em maio ou novembro de 2018 e reenviada mensalmente a partir de então.

 

O eSocial possibilita ao Ministério do Trabalho a realização de auditoria eletrônica e geração de multas em lote: o volume e a possibilidade de cruzamento dos dados para demonstração online do cumprimento  da complexa regulação fiscal e trabalhista, permite identificar com rapidez quando há descumprimento da legislação. 

 

As entidades governamentais podem solicitar o acesso a base de dados do eSocial para comprovação do atendimento da regulação do setor.

Estimamos que até 2020 esta parceria seja estabelecida. O eSocial armazena dados que permitirão maior agilidade ao MEC e objetividade na avaliação.

O eSocial exige a apresentação de mais de 40 micro declarações e envolve

o preenchimento de mais de 2.600 campos por trabalhador. Para sua IES, que apresenta alterações na dinâmica das relações de trabalho em ciclos semestrais, o impacto do eSocial torna-se maior.

 

Deseja saber mais sobre o eSocial? Clique aqui!

 

Para mais informações sobre os impactos na sua IES, consulte-nos!

 

 

 

 

Jussara Ramos

Consultora da Hoper Educação

 

 

 

 

 

EXPEDIENTE:

Revisão: Maria Luiza Zarro e Márcio Schünemann – Diagramação: Nicolas Zaparolli, Gráfico: Nicolas Zaparolli

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.