Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

OS BENEFÍCIOS DE OLHAR PARA DENTRO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO

26.09.2016

Compartilhe:

Em tempos de crise econômica e de escassez, procuramos nos adaptar a essa realidade; é momento de rever e concretizar parcerias, abrir e fechar cursos e turmas, eventualmente conceder descontos e ajustar mensalidades. 


Uma oportunidade de olhar para a concorrência, captar novos ingressantes e fidelizar o aluno; estas ações visam à sobrevivência da instituição e consomem boa parte do tempo do gestor para o que está acontecendo fora dos muros da IES.

 

Quero chamar a atenção para o que pode estar acontecendo dentro da instituição de ensino, que na maioria das vezes, pela “correria” do dia a dia, passa despercebido pelos olhares de quem já está envolvido nos processos internos e nas pressões externas. Algumas reflexões que merecem ser feitas: Quantas novas ideias foram implementadas neste ano? Conseguiu se reunir e ouvir ativamente os seus pares de trabalhos e colegas de outros setores? E os professores e alunos? O planejamento estratégico está atualizado e com as metas claras e objetivas para todos?

 

Muitas vezes, a resposta vem agregada com as clássicas justificativas: da alta demanda de trabalho, no próximo semestre será diferente, que as coisas sempre foram realizadas dessa forma, os processos internos não permitem mudanças e o sistema integrado de gestão não está aderente.

 

Ouvir as necessidades dos departamentos, conhecer o que lhes gera retrabalho, quais processos são realizados manualmente, e assim por diante, são perguntas que muitas vezes os envolvidos já sabem as respostas, porém falta avaliar quais das mudanças são prioritárias e implementá-las.

 

Os benefícios vão além das melhorias nos processos internos, podendo influenciar também o clima institucional, além proporcionar sinergia e senso de pertencimento, pelo fato da colaboração e sugestões de melhorias.

 

A ideia é manter também o olhar dos gestores para dentro de casa, realizando possíveis economias e retendo o seu público alvo, e trabalhando com o melhor que a instituição possui que são as pessoas que nela trabalham e estudam, além de manter o planejamento estratégico da instituição condizente com a sua realidade e necessidade.

 

Sugere-se uma conversa entre os principais atores da instituição de ensino (discentes, docentes e técnicos administrativos responsáveis pelos setores), com ajuda de mediadores externos e isentos nos processos. Ouvir os grupos em um ambiente preparado e otimizado para essa atividade, com um roteiro semiestruturado de questões, focado nos pontos e objetivos em busca de melhorias entre as áreas e a instituição. Ao final desse processo a instituição de ensino receberá um diagnóstico contendo uma proposta e a avaliação do modus operandi da IES, com recomendações, fatores críticos de sucesso e comparação com indicadores de mercado.

 

A proposta inicial dessa reflexão vem para auxiliar na possível quebra de paradigma, que podemos nos reinventar, melhorar processos de trabalhos e tornando-os mais claros e compreendidos por todos dentro da IES. Carl Jung já dizia, que quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.

 

 

 

 

 

Sabrina Fanhani

Consultora na Hoper Educação

 

 

 

 

 

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann –  Diagramação: Laura Neves

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

 

 

Tags:

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.