Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

BENEFÍCIOS DA REESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS NAS IES

01.08.2016

Compartilhe:

A Reestruturação de Processos contribui na busca de excelência em gestão de Instituições de Ensino Superior – IES. Repensar os procedimentos, mapear os processos atuais com o objetivo de qualificá-los, desenvolver indicadores de gestão e sistematizar papéis e responsabilidades dos envolvidos é um desafio que representa um valioso ativo para qualquer IES. Pela experiência da Hoper, neste tipo de projeto destacam-se 7 benefícios.

 

 

Uma característica-chave dos processos em uma IES é que eles fluem por várias áreas da instituição. Por exemplo, o processo de rematrícula envolve principalmente as áreas: secretaria acadêmica, financeiro e administrativo. Neste caso, a qualidade do atendimento ao aluno depende de um fluxo integrado de atividades e informações. O aluno enxerga a instituição e valoriza o resultado final do processo. Para ele é irrelevante se a informação está na secretaria ou no financeiro. Isto demonstra que os processos fluem através dos diferentes departamentos. Ao se repensar e mapear processos, as eventuais barreiras entre as áreas tendem a se dissipar.

 

Reestruturar processos envolve aprendizado. Analisar como está o procedimento atual, propor um novo processo e estimular a cultura da melhoria contínua com a participação de todos, propiciam inovações na gestão.

Processos mapeados diminuem os pontos de conflito, retrabalhos, sobreposição e desconexão entre as unidades organizacionais, além de racionalizar o uso dos recursos.

Uma das bases para a comunicação eficaz e a eficiência dentro de uma faculdade é a sistematização dos papéis e responsabilidades da equipe. A definição da matriz de responsabilidade para os processos, garante que as expectativas entre os diferentes departamentos estejam claras.

Deming¹ foi preciso quando disse “o que não se mede não se gerencia”. As boas práticas de gestão e a melhoria contínua se alcançam a partir do uso de indicadores aderentes aos objetivos estratégicos.

 

Desenvolver e utilizar indicadores apontam para o que é prioritário e servem de referência para o comprometimento da equipe.

 

As especificidades do segmento educacional exigem indicadores próprios, por exemplo:  relação de discentes por número de docentes; custo unitário médio para captação; taxa de evasão, etc.

 

O foco de qualquer ação na gestão de uma IES deve estar relacionado ao nível de serviço com qualidade, tanto para os clientes externos (discentes) quanto para os clientes internos (docentes e técnico/administrativo). Repensar processos com esta perspectiva gera aperfeiçoamento no modelo de gestão e principalmente maior satisfação do cliente/aluno.

Uma frustração recorrente para os gestores de IES é o excesso de tempo direcionado para questões operacionais em detrimento de temas estratégicos. Processos disfuncionais geram retrabalho, desperdício de recursos e principalmente tomam precioso tempo dos gestores. Ao mapear e automatizar os processos, o tempo do gestor é valorizado para que ele possa de fato utilizar este precioso recurso com atividades mais relevantes.

 

 

Em busca destes benefícios, a Hoper Educação, tem desenvolvido projetos para integrar áreas, agilizar fluxos de informação confiáveis, organizar processos e implantar software de gestão educacional.

 

¹William Edwards Deming

 

 

 

 

 

MÁRCIO SCHÜNEMANN

Consultor Hoper Educação

 

EXPEDIENTE:

Edição: Maria Luiza Zarro – Diagramação: Laura Neves – Infográficos: Valéria Nascimento

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

 

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.