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Informativo Quinzenal

BAIXO CUSTO E MAIOR EFICIÊNCIA: CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS (CSC)

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O Centro de Serviços Compartilhados tem como objetivo principal simplificar, padronizar e organizar todos os processos internos da IES, percorrendo desde a Secretaria Acadêmica, Atendimento ao aluno até o BackOffice. Além disso, tem objetivo de unificar áreas replicadas. Um exemplo de aplicação de CSC é quando a Instituição possui duas ou mais unidades. Implementando o CSC, ao invés de ter vários setores de Recursos Humanos, Financeiro, Compras, Estoques, descentralizados, a organização passa ter um único setor de cada modalidade, no mesmo local, com informações e prestações de serviços centralizadas, otimizando tempo e recursos. Baseia-se também em um modelo de gestão multidisciplinar, onde gestores e operadores são capacitados em disciplinas que envolvam gestão de processos, tecnologia de informação, análise de custos, gestão de pessoas e de relacionamento com clientes.

No atual contexto de fusões e aquisições de IES e do processo de consolidação da Educação, principalmente no setor privado, a busca de diferenciais, do aumento dos lucros, expansão e diversificação de cursos pode ser motivada pela busca por uma maior eficiência e competitividade, que podem resultar na redução de custos, maximização de recursos e sinergia.

Com a profissionalização da gestão e que seja adaptável para responder e mudar com agilidade, converte para busca de ferramentas que auxiliem na centralização e otimização dos processos, aumentando a eficiência operacional, utilizando processos e tecnologia eficientes, ganhando assim em economia de escala, impulsionando os negócios para novos rumos.

Sabemos que qualquer processo de mudança segue uma sequência de fases que demandam tempo, mas o investimento é recompensado com o fortalecimento da gestão.

O que se busca com a implantação do CSC:

  • Aumento de receita: maior volume e agilidade no atendimento.

  • Margem Operacional: aumentar eficiência diminuindo custos e melhorar a eficiência de ativos.

  • Gerenciamento dos Riscos: melhorar previsibilidade para tomada de decisão.

Benefícios da implantação do CSC:

  • Melhorias nos processos, fluxos e indicadores.

  • Sinergia entre as áreas.

  • Parametrização, Interface e melhorias no sistema de TI, automatizando as práticas manuais.

  • Criação de valor com maior reconhecimento das unidades com foco na melhoria contínua.

  • Melhoria na comunicação entre mantenedora, alunos e professores.

  • Produzir “mais com menos”.

  • Redução de custos com qualidade e sustentabilidade.

  • Utilizar práticas mais eficazes de gestão.

SABRINA FANHANI

Consultora Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Carla Thomasi e Márcio Schünemann – Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Laura Neves

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

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