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Informativo Quinzenal

MELHORAR A APRENDIZAGEM É POSSÍVEL


Diante do perfil discente atual, educadores se perguntam como é possível melhorar a aprendizagem dos alunos. Na prática, observa-se que não há como obter melhores resultados promovendo educação da mesma forma.

Na Uniamérica, instituição situada em Foz do Iguaçu-PR que conta com o apoio da Hoper Educação, um conjunto de estratégias didáticas e metodológicas começam a se consolidar e promover resultados importantes.

O método principal consiste no planejamento de roteiro de aprendizagem, no qual o aluno realiza atividades que exigem a efetivação de projetos, a aplicação do conteúdo, o desenvolvimento de habilidades e competências contempladas pelo ENADE e Diretrizes Curriculares Nacionais e a associação com a prática profissional. Há apresentação dos resultados, debate e consolidação do aprendizado. Existe maior interatividade entre alunos e professores presencialmente e através de plataforma digital de ensino-aprendizagem com acesso à biblioteca virtual.

Dentre os resultados, observa-se que o professor possui melhores condições de fazer adaptações ao longo da disciplina, visando adequar conteúdo e ritmo dos alunos. Continuamente os discentes são esclarecidos sobre a proposta metodológica e o processo de aprendizagem, diminuindo a resistência às mudanças institucionais.

Relato dos alunos

Em comparação ao método tradicional, os acadêmicos percebem aprender mais, pois diariamente são exigidos a aplicar o conteúdo estudado na resolução da atividade proposta. Desenvolvem mais a capacidade de participar dos debates em sala com argumentos adequados, melhorando a autoconfiança e a autoestima. Há participação efetiva dos alunos.

Desafios

Foi constatada maior aprendizagem, maior uso dos recursos eletrônicos disponíveis e maior adesão dos alunos às novas metodologias de ensino-aprendizagem implementadas na Uniamérica.

Os desafios a serem enfrentados contemplam o ajuste da quantidade de trabalho exigido em cada atividade, visando adequar à disponibilidade do perfil trabalhador-estudante, e a capacitação permanente do professor, garantindo o crescente aperfeiçoamento da metodologia.

MARCELLO PASKULIN

Consultor Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Mariana Andrade – Diagramação: Laura Neves

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

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