Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

MELHORAR A APRENDIZAGEM É POSSÍVEL

10.08.2015

Diante do perfil discente atual, educadores se perguntam como é possível melhorar a aprendizagem dos alunos. Na prática, observa-se que não há como obter melhores resultados promovendo educação da mesma forma.

 

Na Uniamérica, instituição situada em Foz do Iguaçu-PR que conta com
o apoio da Hoper Educação, um conjunto de estratégias didáticas
e metodológicas começam a se consolidar e promover resultados importantes.

 

O método principal consiste no planejamento de roteiro de aprendizagem, no qual o aluno realiza atividades que exigem a efetivação de projetos,
a aplicação do conteúdo, o desenvolvimento de habilidades
e competências contempladas pelo ENADE e Diretrizes Curriculares Nacionais e a associação com a prática profissional. Há apresentação dos resultados, debate e consolidação do aprendizado. Existe maior interatividade entre alunos e professores presencialmente e através de plataforma digital de ensino-aprendizagem com acesso à biblioteca virtual.

 

Dentre os resultados, observa-se que o professor possui melhores condições de fazer adaptações ao longo da disciplina, visando adequar conteúdo e ritmo dos alunos. Continuamente os discentes são esclarecidos sobre a proposta metodológica e o processo de aprendizagem, diminuindo a resistência às mudanças institucionais.

 

Relato dos alunos

 

Em comparação ao método tradicional, os acadêmicos percebem aprender mais, pois diariamente são exigidos a aplicar o conteúdo estudado na resolução da atividade proposta. Desenvolvem mais
a capacidade de participar dos debates em sala com argumentos adequados, melhorando a autoconfiança e a autoestima. Há participação efetiva dos alunos.

 

 

Desafios

 

Foi constatada maior aprendizagem, maior uso dos recursos eletrônicos disponíveis e maior adesão dos alunos às novas metodologias de ensino-aprendizagem implementadas na Uniamérica.

 

Os desafios a serem enfrentados contemplam o ajuste da quantidade de trabalho exigido em cada atividade, visando adequar à disponibilidade do perfil trabalhador-estudante, e a capacitação permanente do professor, garantindo o crescente aperfeiçoamento da metodologia.

 

 

 

 

 

 

 

MARCELLO PASKULIN

Consultor Hoper Educação

 

 

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Mariana Andrade – Diagramação: Laura Neves

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

 

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.