Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

EVOLUÇÃO DOS PRINCIPAIS CURSOS PRESENCIAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA

25.05.2015

O panorama das matrículas presenciais privadas da Educação Superior teve mudanças significativas do ponto de vista dos cursos entre 2009 e 2013. O gráfico a seguir procura retratar as mudanças de posições entre os 28 cursos com mais matrículas privadas presenciais de 2009 até 2013, mostrando a ascensão e o declínio dos cursos mais procurados no Brasil, segundo dados mais recentes do Censo da Educação Superior (data base 2013).

 

 

As tabelas a seguir procuram retratar os cursos que mais subiram e os que mais caíram no período informado.

 

 

Importante observar o destaque dos cursos de Engenharia entre os cursos que mais ganharam posições no ranking das matrículas privadas presenciais. Engenharia Civil passou da posição 19 para 4 do ranking. Engenharia Mecânica passou da posição 27 para a posição 15. Comparando as mensalidades 2015 destes cursos, todas estão acima da mensalidade Brasil (R$715).

 

Neste período o Financiamento Estudantil (FIES) teve uma procura expressiva, permitindo o acesso aos cursos mais caros. Além disso, o crescimento da economia trouxe o otimismo da população brasileira, disposta a adotar um maior endividamento visando a construção da casa própria. O próprio governo estimulou o setor da Construção Civil devido ao grande déficit habitacional brasileiro. Somado a esses fatores, podemos inferir que a Copa do Mundo também estimulou a procura por cursos de engenharia e arquitetura, devido às construções de instalações e estádios. Contudo, em 2015, com as novas regras do FIES e também com o cenário econômico fragilizado, a tendência é que tais cursos tenham uma diminuição no fôlego das matrículas para os próximos anos, sobretudo porque o ciclo do curso se completa, aumentando o número de concluintes.

 

Do outro lado, foi expressiva a queda na procura por cursos de Letras, Ciências Biológicas e os cursos ligados à Tecnologia da informação. O curso de Letras caiu da posição 12 para a posição 23. O curso de Ciências Biológicas caiu da posição 16 para a posição 25. Ambos os cursos estão relacionados à docência, área que vem apresentando queda na procura no setor privado devido aos baixos salários. Ciências da Computação passou da posição 21 para a posição 28 e Sistemas de Informação caiu da posição 11 para a posição 17. Os cursos da área de Tecnologia de Informação não são regulamentados pelo MEC, o que traz a essa área grande informalidade, além de despertar o interesse de profissionais formados em outras áreas, devido aos altos salários oferecidos. Relevantes também são as certificações de TI que possuem um peso muitas vezes comparado ao de uma graduação na área, devido à especificidade do profissional certificado. Quanto aos demais cursos nota-se uma relativa estabilidade quanto ao número de matrículas, demonstrando poucas variações e a manutenção geral das posições no ranking. Do ponto de vista estratégico, a análise dos cursos existentes e também da criação de novos cursos passa por um estudo detalhado das demandas do mercado e dos cursos oferecidos pela concorrência. Visando esse objetivo, a Hoper oferece soluções que podem auxiliar a Instituição de Educação Superior a decidir quais cursos serão melhor aceitos ou que mais possuem demanda em seu mercado de atuação.

 

 

 

 

 

 

Paulo Freire

Analista de Mercado Hoper Educação

 

 

 

EXPEDIENTE:

Revisão: Carla Thomasi  e Márcio Schünemann - Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Paulo Ricardo

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.