Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

A MELHORA DO CONCEITO DA IES POR MEIO DE APRENDIZAGEM ATIVA

02.03.2015

Novas Soluções de Aprendizagem estão auxiliando as Instituições de Educação Superior a elevar o conceito preliminar de curso e o conceito de curso. Elas oferecem um modelo pedagógico centrado na aprendizagem ativa do aprendiz onde o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser mediador e orientador do processo de aprendizado. 

 

Um conjunto de atividades de aprendizagem estruturadas e uma análise bibliográfica do curso não só melhora o conceito de avaliação do MEC na dimensão didático-pedagógica e de infraestrutura, como também viabiliza a aprendizagem ativa do estudante. Ele se torna protagonista do aprendizado na medida em que as atividades elaboradas são metodologicamente pensadas levando em consideração o perfil profissional do egresso[1]. Além disso, as atividades pedagógicas propostas estão alinhadas à metodologia implantada[2] e às habilidades e competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos.

 

As diretrizes são precisas com relação à obrigatoriedade dos planos de ensino contemplarem, além dos conteúdos e das atividades, a metodologia do processo de ensino-aprendizagem compatível com a bibliografia indicada. As atividades elaboradas pela Saraiva Solução de Aprendizagem estabelecem objetivos de aprendizagem, sugestões de leitura, atividades e objetos de aprendizagem associados, tais como periódicos da área de ensino. Além disso, essas atividades podem ser utilizadas nas atividades complementares[3].

 

Em geral, as novas metodologias utilizam plataformas virtuais de ensino que permitem à instituição executar o projeto pedagógico do curso de maneira excelente[4], pois são desenvolvidas por empresas líderes no setor de soluções de e-learning.

 

O acréscimo de títulos físicos e virtuais é mais uma característica dessas novas Soluções de Aprendizagem. Os títulos não são ofertados de maneira aleatória, porém são propostos adequando-se a ementa, a bibliografia básica[5] e a complementar[6] de determinada disciplina de um curso. Essas análises bibliográficas têm possibilitado que as instituições reduzam os custos na aquisição de acervo e atende aos indicadores da dimensão 3 (Infraestrutura) do Instrumento. 

 

A Hoper Educação está implantando essas Soluções de Aprendizagem em várias IES do Brasil. Esse trabalho tem demonstrado resultados concretos para as instituições: elas elevam o nível de desempenho do aprendiz no ENADE, diminuem os custos do curso e, ainda assim, podem elevar o conceito das instituições na avaliação do MEC.

 

 

 

 

 

HUGO QUINTA

Consultor Hoper

 

 

 

 

 

 

 

EXPEDIENTE:

Revisão e Edição: Carla Thomasi – Diagramação: Luana Guillande

 

REFERÊNCIAS:

[1] Item 1.6 - Conteúdos Curriculares – do Instrumento de Avaliação do MEC.

[2] item 1.7 – Metodologia – do Instrumento.

[3] Item 1.9 – Atividades complementares – do Instrumento.

[4] Item 1.14 – Tecnologia de informação e comunicação – TICs – no processo ensino-aprendizagem – do instrumento.

[5] Item 3.6 – Bibliografia Básica – do Instrumento.

[6] Item 3.7 – Bibliografia Complementar – do Instrumento.

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra.

Plágio é crime (Lei 9610/98).

 

 

 

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.