A capacidade de aprender rapidamente com as características e mudanças do ambiente de negócios pode ser a diferença entre o sucesso, a simples sobrevivência ou o fim de uma instituição.
São muitas as pressões no cenário atual – mudanças regulatórias, regras de financiamento, novas metodologias e tecnologias, novo perfil de alunos, competidores capitalizados, demandas do mercado de trabalho. Nesse mar agitado de variáveis é fundamental que a instituição defina seu posicionamento competitivo, monitore seus resultados e aprenda rapidamente com eles, antes de se afogar!
Identifique a partir dos três aspectos-chave abaixo, e seus subitens, se a aprendizagem ágil é uma competência organizacional presente na sua instituição:
1. A instituição sabe o que precisa aprender constantemente sobre seu mercado e negócio?
O público-alvo da instituição reconhece sua proposta de valor?
Os indicadores revelam se a instituição está efetivamente entregando sua proposta de valor?
A medição do motor de crescimento é genérica ou por segmentos de público e estratégias específicas?
2. Esse aprendizado ocorre de modo amplo e irrestrito entre as equipes executivas (gestora e acadêmica) do negócio?
As equipes têm acesso e debatem os indicadores atualizados frequentemente?
As equipes são capazes de identificar o que precisam aprender com esses indicadores?
A instituição é ágil na promoção da aprendizagem identificada como necessária?
3. Esse aprendizado implica em novas práticas que melhoram a competitividade da instituição?
O debate constante dos indicadores leva a proposição conjunta de novas formas de realizar o trabalho?
A aprendizagem promovida tem impacto direto na mudança necessária?
O impacto das mudanças é monitorado conforme o segmento e estratégia adotada e alimenta um novo ciclo de aprendizagem?
Se você respondeu positivamente às questões, parabéns! A sua instituição sabe o que quer, compartilha isso com suas equipes, monitora e debate seus resultados constantemente e usa essas informações para apoiar a aprendizagem e a mudança de modo sistematizado, em consonância com o mercado.
Se não foi o seu caso, lembre-se: a competitividade de uma instituição está relacionada com a agilidade para monitorar indicadores relevantes e aprender com eles, para então propor e implementar mudanças em tempo de manter-se relevante no mercado.
Caso tenha interesse em ampliar reflexões ou debater sobre o tema, faça contato com a autora através do e-mail asimoes@hoper.com.br
ANA PAULA SIMÕES
Consultora Hoper
EXPEDIENTE:
Revisão: Caio Polizel e Carla Thomasi - Edição Carla Thomasi – Diagramação: Luana Guillande
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