Voltar
Voltar
Voltar

Informativo Quinzenal

SAIBA SE A APRENDIZAGEM ÁGIL É UMA COMPETÊNCIA PRESENTE NA SUA INSTITUIÇÃO

23.02.2015

A capacidade de aprender rapidamente com as características e mudanças do ambiente de negócios pode ser a diferença entre o sucesso, a simples sobrevivência ou o fim de uma instituição.

 

São muitas as pressões no cenário atual – mudanças regulatórias, regras de financiamento, novas metodologias e tecnologias, novo perfil de alunos, competidores capitalizados, demandas do mercado de trabalho. Nesse mar agitado de variáveis é fundamental que a instituição defina seu posicionamento competitivo, monitore seus resultados e aprenda rapidamente com eles, antes de se afogar!

 

Identifique a partir dos três aspectos-chave abaixo, e seus subitens, se a aprendizagem ágil é uma competência organizacional presente na sua instituição:

 

1. A instituição sabe o que precisa aprender constantemente sobre seu mercado e negócio?

 

  • O público-alvo da instituição reconhece sua proposta de valor?

  • Os indicadores revelam se a instituição está efetivamente entregando sua proposta de valor?

  • A medição do motor de crescimento é genérica ou por segmentos de público e estratégias específicas?

 

2. Esse aprendizado ocorre de modo amplo e irrestrito entre as equipes executivas (gestora e acadêmica) do negócio?

 

  • As equipes têm acesso e debatem os indicadores atualizados frequentemente?

  • As equipes são capazes de identificar o que precisam aprender com esses indicadores?

  • A instituição é ágil na promoção da aprendizagem identificada como necessária?

 

3. Esse aprendizado implica em novas práticas que melhoram a competitividade da instituição?

 

  • O debate constante dos indicadores leva a proposição conjunta de novas formas de realizar o trabalho?

  • A aprendizagem promovida tem impacto direto na mudança necessária?

  • O impacto das mudanças é monitorado conforme o segmento e estratégia adotada e alimenta um novo ciclo de aprendizagem?

 

Se você respondeu positivamente às questões, parabéns! A sua instituição sabe o que quer, compartilha isso com suas equipes, monitora e debate seus resultados constantemente e usa essas informações para apoiar a aprendizagem e a mudança de modo sistematizado, em consonância com o mercado.

 

Se não foi o seu caso, lembre-se: a competitividade de uma instituição está relacionada com a agilidade para monitorar indicadores relevantes e aprender com eles, para então propor e implementar mudanças em tempo de manter-se relevante no mercado.

 

Caso tenha interesse em ampliar reflexões ou debater sobre o tema, faça contato com a autora através do e-mail asimoes@hoper.com.br

 

 

 

 

 

ANA PAULA SIMÕES

Consultora Hoper

 

 

 

 

EXPEDIENTE:

Revisão: Caio Polizel e Carla Thomasi - Edição Carla Thomasi – Diagramação: Luana Guillande

 

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra.

Plágio é crime (Lei 9610/98).

Please reload

Últimos artigos

Please reload

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Leia Mais

Please reload

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.