top of page

Informativo Quinzenal

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2013 - O QUE OS NÚMEROS INDICAM

Os dados preliminares do Censo da Educação Superior de 2013 mostram crescimento do setor privado, mas com perspectivas menos positivas para os próximos anos. Em relação ao número de matriculados, no período 2012-2013, houve aumento de 3,8%, sendo 1,9% na rede pública e 4,5% na rede privada. De 2011 a 2012, o crescimento geral foi de 4,4%, mas na iniciativa privada apenas de 1,4%.


Este crescimento é convergente com a previsão da Hoper em função do impacto ainda crescente do FIES, principalmente no que se refere à retenção do aluno na escola (redução da evasão). Por outro lado, os números relativos a ingressantes mostra um crescimento muito baixo, contrariando as expectativas do setor e trazendo uma dúvida sobre o quanto o FIES ainda é capaz de impulsionar o crescimento ou se já está chegando ao limite no percentual de pessoas que optam por aderir ao financiamento.

bussola_outubro.png
bussola_outubro2.png

Os números acima confirmam algumas perspectivas projetadas pela Hoper Educação na última edição da Análise Setorial do Ensino Superior Privado (2014). Primeiramente uma tendência de oscilação nos próximos anos, como mostram esses números com crescimento de matriculados, mas redução de ingressantes. Também confirma a tendência de maior crescimento no Nordeste e Norte, que deve ainda permanecer nos próximos anos.


ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra.

Plágio é crime (Lei 9610/98).

53 visualizações

Leia Mais

bottom of page