Módulo 4

Gestão Financeira e Indicadores

06 e 07 de Dezembro de 2018

Quinta-feira | 09h às 18h30

Sexta-feira | 09h às 17h

Wish Resort

Av. das Cataratas, 6.845.

Foz do Iguaçu, Paraná.

Sobre esse módulo

Principais indicadores de desempenho e performance. Compare o desempenho de sua IES com as Instituições de referência em gestão.

Aspectos pouco usuais da
gestão financeira aplicados
à área acadêmica, estabelecendo uma estrutura de custos
e receitas equilibradas em todas as unidades de negócio da IES.

O valor de uma empresa
e as variáveis que impactam  no preço de um ativo  neste setor.

Programação completa

Quinta-Feira

9h00 às 10h30

Cenário Econômico Atual e Perspectivas para 2019/2020

Thais Herédia

Jornalista

Jornalista especializada em cobertura econômica e Pós-graduada em Finanças pela FIA, construiu sólida reputação ao longo da carreira e é considerada uma das principais e mais respeitadas profissionais no meio jornalístico brasileiro. Entre 2010 e 2017 assinou a coluna de economia do G1 - Portal da Tv Globo, e atuou pela Globo News participando de diversos programas como comentarista de economia, entre eles o Em Pauta. Também foi repórter de economia do programa Bom Dia Brasil da Tv Globo. Em 2018 entrou para o time do canal MyNews, referência em jornalismo online sobre economia, onde comanda os programas É Pessoal e Dinheiro na Conta. Atuou como gestora na área de comunicação corporativa de empresas de grande porte, e também como assessora de imprensa no Banco Central, durante a administração de Armínio Fraga. Recebeu diversas premiações ao longo de sua carreira, e dentre as mais recentes estão o “Prêmio Comunique-se Economia Escrita 2016” do Portal Comunique-se, e esteve entre os jornalistas Mais Admirados Jornalistas de Economia e Finanças de 2016 e 2017, da Max Press e Jornalistas e Cia.

11h00 às 12h00

Perspectivas para o Financiamento Público em 2019

Paulo Barone

Secretário da SESu/MEC e Conselheiro do CNE.

Graduado em física pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em engenharia elétrica pela mesma Universidade. Mestre e doutor em física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor associado da Universidade federal de Juiz de Fora (desde 1986). Pesquisador na área de física, especialista em estrutura eletrônica de moléculas bioativas e de nanodispositivos. Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, foi Presidente da Câmara de 2008 a 2010. Tem experiência em gestão e avaliação educacionais e outros temas em educação superior. Atualmente é secretário de educação superior do Ministério da Educação – Sesu/MEC.

12h00 às 13h00

Indicadores de Sustentabilidade Acadêmica

Wildenilson Sinhorini

Consultor Sênior da área Acadêmica da Hoper Educação.

Especialista em Inovação e Gestão em EaD (USP), em Gestão Empresarial (São Camilo), autor do livro “Normas para Apresentação de Trabalhos”. Possui 21 anos de experiência como docente na Educação Básica e Superior e 17 anos de experiência como gestor de IES com ênfase na avaliação institucional, planejamento e legislação em Educação Superior. Cursou o mestrado na Rotterdam University (Holanda) e, atualmente, cursa o mestrado na Universitat Oberta de Catalunya (UOC, Espanha).

14h30 às 15h30

Fontes Alternativas de Receita e Redução de custos: Case UNIVATES

Oto Roberto Moerschbaecher

Pró-Reitor Administrativo da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

 

Vice-Presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – FUVATES. Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul – SINDIMAN desde 2016. O SINDIMAN é composto por 14 mantenedoras de instituições de ensino superior comunitárias, representa mais da metade dos universitários gaúchos e uma categoria econômica que foi reconhecida no final de 2013, com o sancionamento da Lei das Comunitárias. Economista, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento.

15h30 às 16h30

Captação de recursos para inovação: tire seu projeto da gaveta e faça acontecer!

Ilisangela Mais

Consultora da Hoper Educação e Fundadora da PRANA Inovação e Recursos

Especializada no mercado de captação de recursos para empresas com projetos de inovação. A PRANA é especializada em captação de recursos públicos em linhas especiais (Finep, BNDES e FAPESC) e a utilização de benefícios e incentivos (estaduais e municipais) através da estruturação de projetos de inovação e investimento para empresas de todos os setores.

 

17h00 às 18h00

Indicadores Financeiros da Gestão Educacional

Jeferson Vinhas Ferreira

Presidente do Fórum dos Executivos Financeiros de IES – FinancIES.

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-SP com estágio doutoral na Leuphana University (Alemanha), Mestre em Administração de Empresas pela PUC-MG / FDC , MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pela UFLA e Administrador de Empresas pela UFMG. Cursou Liderança Universitária pela Harvard University, EUA -  sua experiência internacional inclui ainda passagens por outras Universidades dos EUA, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Irlanda e China. Consultor Financeiro, Vice-Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas-UNIS, Professor de Graduação e Pós-Graduação da área de Finanças Corporativas (FIA-SP; UNIS-MG, Toledo Prudente-SP), além de passagens pela empresa multinacional Abn Amro Bank S.A. e a estatal Caixa Econômica Federal.

18h00 às 18h40

Financiamento Estudantil na Era 4.0

Frederico Silveira

Criador e curador do Meeting Educacional de Marketing & Finanças e Consultor da Flux Educacional e do Grupo Cobrafix.

Graduado em Administração de Empresas pela PUCRS, com especialização em Gestão Financeira pela ULBRA e MBA em Gestão de Vendas pela Unisinos. Especialista em financiamento estudantil, participou da montagem de mais de 100 programas de autofinanciamento em IES de todo o país. É criador e curador do Meeting Educacional de Marketing & Finanças. Consultor da Flux Educacional e do Grupo Cobrafix.

Sexta-feira

Bruno Giardino

Analista de investimento

Foi Analista sell-side no Santander por 10 anos, cobrindo os setores de educação e saúde, entre outros. Em setembro de 2017, juntou-se como sócio à Miles Capital, uma gestora de investimentos em renda variável. Bruno é formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e é analista financeiro certificado pelo CFA Institute.

Situação Financeira das IES de Capital Aberto e as Implicações para as IES de Capital Fechado

09h00 às 09h45

Thiago Chaer

Cofundador e CEO da Future Education,

Cofundador e CEO da Future Education, primeira aceleradora de empreendedorismo educacional do Brasil, com portfólio de startups que captaram mais de 3,1 milhões em investimentos após se graduarem no programa. Também é consultor para a Unidade de Inteligência de Mercado do The Economist. Membro da Comissão Especial de Educação Digital na OAB(2016-2019) e Co-autor do Compromisso de Privacidade de Dados Educacionais. Diretor de Comunidade no Comitê de EdTech na Associação Brasileira de Startups. Colunista da Revista Linha Direta. Foi Co-fundador e CEO da EngagED (2013-2015) onde conquistou o 1º Lugar no Desafio Brasil e a certificação ABVCAP entre as 10 empresas mais inovadoras e habilitadas a receber investimento. É graduado em Marketing e possui MBA em Inovação em Negócios pela FIAP com extensão internacional em Babson College.

Edtechs como Estratégia para IES

09h45 às 10h30

João Vianney

Sócio Consultor da Hoper Educação

 

Implantou e coordenou o LED-UFSC; Implantou e dirigiu o campus UnisulVirtual; Exerceu a Direção de Educação a Distância do IESB; Membro de comissões verificadoras e assessoras de educação a distância da SESu/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; Coordenador para a região do Brasil da RIFET, da Organização Universitária Interamericana (OUI); Diretor do Blog do Enem; Membro do Conselho de Ética da ABED. Doutor em Ciências Humanas, Mestre em Sociologia Política e Especialista em Psicologia da Comunicação pela UFSC, Graduado em Psicologia e Jornalista profissional.

Gestão de Custos e Lucratividade na EAD

11h00 às 12h00

Eduardo de Assis Brasil Rocha

Gestor na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA)

Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado e doutorado em andamento pela Universidade Autônoma de Lisboa. É professor desde 1985, com experiência como avaliador do MEC. Reconhecido como advogado militante no Rio Grande do Sul, é atual gestor da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Há 15 anos dedica-se à missão da FADISMA de Educar Sempre e tem investido esforços na revelação de novos talentos no ensino e na aprendizagem.

Carlos Norberto Belmonte Vieira

Diretor Acadêmico da FADISMA

Graduado pela Universidade do Vale dos Sinos, educador na área de Direito Civil há 25 anos na Universidade Federal de Santa Maria. Com passagem no Serviço de Assistência Jurídica e Escritório Modelo da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Atualmente é Diretor Acadêmico da FADISMA, responsável pela visão de convergência das coordenações de cursos e apoio na interface das metodologias ativas e interdisciplinaridade do Direito e das Ciências Contábeis.

Receitas Alternativas, Inovação Constante: Um Olhar Personalizado

12h00 às 13h00

Stavros Xanthopoylos.

Educador, consultor educacional do Presidente eleito Jair Bolsonaro, Diretor de Relações Internacionais da ABED,

 

Membro do Board do OEC – Open Educational Consortium e Membro do Conselho Curador do ICDE (International Council for Open, Flexible and Distance Education). Pós-doutorando no COPPE/IVIT- UFRJ, Doutor em Administração de Empresas pela FGV-Eaesp. Foi Diretor do FGV Online e Vice-Diretor do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da Fundação Getúlio Vargas. Teve seu trabalho reconhecido com premiações em nível corporativo e individual, nacionais e internacionais.

Os desafios da educação para retomada do Brasil

14h30 às 15h30

Ricardo Salvador

Consultor Jurídico da Hoper Educação.

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí (1999). É Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2010), com área de concentração em Direito Educacional. É também especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2001) e especialista em Direito Imobiliário. Sócio na banca Salvador & Associados Advogados. Atua no Direito Regulatório Educacional assessorando instituições de ensino superior. 

Readequação de custos e a sinergia da IES com o Terceiro Setor

15h30 às 16h30

 Paulo Presse

Coordenador da Área de Estudos de Mercado da Hoper Educação.

Foi professor universitário e coordenador de Comissão Própria de Avaliação de IES (CPA) e do Portal de Indicadores Educacionais da Hoper Educação. É especialista em Docência do Ensino Superior e em Gerenciamento e Avaliação de Projetos. Desde 2011 é coordenador da unidade de pesquisas, Estudos de Mercado, da Hoper Educação e da publicação Análise Setorial da Educação Superior Privada do Brasil, hoje em sua 11ª edição. 

Novo Cenário Concorrencial: Indicadores que Impactarão a Gestão

16h30 às 17h30