Módulo 6

Governança Corporativa e Liderança

27 e 28 de Junho de 2019

Quinta-feira | 09h às 18h30

Sexta-feira | 09h às 17h

Wish Resort

Av. das Cataratas, 6.845.

Foz do Iguaçu, Paraná.

Sobre esse módulo

A importância dos líderes e dos processos de liderança para o sucesso nos negócios.

Perfil dos líderes de maior sucesso no setor educacional.

Condução de processos sucessórios e estruturação do Conselho de Administração.

Governança Corporativa no setor de educação.

Programação Completa

Quinta-Feira

Renato Casagrande

Presidente da Alleanza Educação

 

Doutorando em Educação, pela Universidade de Aveiro (Portugal). Mestre e bacharel em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas. Licenciado em Matemática. Tem formação em Liderança Educacional, pela Penn State University (EUA). Exerceu as funções de Pró-Reitor Universitário, Diretor do Departamento de Ensino Médio e Educação Profissional do Estado do Paraná e Coordenador e Implantador da RENAGESTE– Rede Nacional de Gestão Escolar no Estado do Paraná. Foi Diretor de Grupo Educacional, Diretor de Faculdade e de Colégios da Rede Privada e Pública de Ensino. É responsável pelo eixo liderança e gestão educacional no programa de formação em gestão da educação municipal (GEM), promovido pelo MEC e Undime Nacional, para todos os secretários municipais de educação do Brasil. Ganhador do prêmio “Incentivos al Estudio de La Gestión Educativa” na América Latina pelo IIPE – UNESCO. Conferencista, autor de livros e artigos publicados tanto no Brasil, quanto no exterior.

Gestão ou Liderança? Qual o Caminho para Obtenção de Resultados na Educação4.0?

9h30 às 10h30

Caio Polizel

Coordenador das Consultorias da Hoper

 

Mestre em Administração pela FUCAPE Business School, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional (UMESP) e Graduado em Administração de Empresas (UMESP). Autor do livro: Governança Corporativa na Educação Superior. Possui mais de 10 anos de experiência na área de Consultoria Empresarial e atuação especifica no setor Educacional desde 2008. Conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC.

Planejamento Sucessório para IES

10h30 às 11h30

Luiz Marcatti

Sócio e presidente da Mesa Corporate Governance

 

Administrador de empresas com especialização em comércio exterior, marketing, certificado em mediação pelo Instituto Familiae – SP e formação de Conselheiro de Administração pelo IBGC. Há 24 anos atua como consultor em projetos de Gestão e Governança Corporativa. Professor de Governança Corporativa nos MBA´s da Business School São Paulo e da FIA e membro independente de Conselhos de Administração. Coautor do livro “Nos Bastidores da Educação Brasileira”.

Boas práticas de Conselhos de Administração em IES

12h00 às 13h00

José Roberto Prado de Almeida

Conselheiro de Administração e Membro da Comissão de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo

 

Advogado e consultor na área de Governança Corporativa e de Compliance, graduado pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco); pós-graduando em Compliance pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas; Conselheiro de Administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Carreira executiva desenvolvida nas empresas Kraft Foods (Mondelez), Philip Morris, Reckitt Benckiser, Du Pont e Alcoa. Participou de Diretoria Executiva e de Conselho de Administração de diferentes empresas. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da Unigranrio e da Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)

Planejamento Patrimonial e Governança na IES

14h30 às 15h15

Marcelo Carlos Zampieri 

Advogado integrante da Bochi Brum e Zampieri Advogados Associados

É Professor de Direito Empresarial e Tributário na Universidade Federal de Santa Maria e Faculdade de Direito de Santa Maria, Mestre em Direito Tributário e possui grande experiência atuando para instituições de educação.

Planejamento Tributário e Governança Corporativa

15h15 às 16h00

Caio Polizel

Coordenador das Consultorias da Hoper

 

Mestre em Administração pela FUCAPE Business School, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional (UMESP) e Graduado em Administração de Empresas (UMESP). Autor do livro: Governança Corporativa na Educação Superior. Possui mais de 10 anos de experiência na área de Consultoria Empresarial e atuação especifica no setor Educacional desde 2008. Conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC.

Debate: Planejamento Tributário e Patrimonial para a Perenidade da IES

16h00 às 16h20

Adriano Coelho

Consultor da Hoper Educação

 

Foi Gestor-educador na Educação Básica durante 18 anos. Foi Professor universitário de Graduação, Pós-graduação e Coordenador Geral de Pós-graduação. Pesquisador nas áreas de EaD, Gestão Educacional e Escolar, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento e Comunidades de Aprendizagens. Graduado em Pedagogia (FEJ), Pós-graduado em Administração Escolar (SPEI), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (USP), Mestre em Educação (PUC/PR) e Doutor em Educação (PUC/SP).

Gestão Acadêmica por Indicadores e o Acompanhamento da Governança dos Processos de Ensino e Aprendizagem

16h45 às 17h30

Harry G. Fockink

Engenheiro eletrônico e administrador de empresas

 

Especializado em psicologia empresarial, programas de qualidade, produtividade e gestão empresarial. É pioneiro no Brasil na introdução de metodologias de qualidade e produtividade. Morou e trabalhou na Alemanha e Itália. Foi presidente de três empresas. Dirigiu uma consultoria que atuou no Brasil e em Portugal. Fez inúmeras palestras, coordenou seminários, cursos de formação de empresários, sucessores e empreendedores no Brasil e exterior. Criou uma Fundação que pesquisou as razões da dificuldade que os brasileiros têm para agir com agressividade comercial, as causas do sucesso e insucesso de empresários de renome, ascensão e declínio de empresas familiares. Autor dos livros "A Liderança, o Poder e a Perversão nas Empresas Familiares" e “Empresa Familiar – Ascendendo Sem Cair”. Trabalha com fusões e aquisições, busca de investidores, é mentor e coach de criadores de startups, apoia empresas familiares, ajuda na transformação de herdeiros em sucessores e participa em conselhos de administração. Acredita firmemente que para termos um país mais justo, com mais oportunidades e menos corrupção precisamos ter mais empresas familiares bem sucedidas.

Empresa Familiar – Como Ascender sem Cair

17h30 às 18h30

Sexta-Feira

José Luiz Bichuetti

Coach Executivo pelo Lore Institute

 

Autor e Palestrante, desenvolveu sua carreira como executivo e consultor, liderando processos de formulação e implementação de estratégia empresarial, análise de novos negócios e joint-ventures, governança corporativa, estruturação organizacional, gestão de recursos humanos, processos de gestão, desenvolvimento de lideranças.  Viveu e trabalhou no México, Argentina, Estados Unidos, França e Itália. Trabalhou também em vários outros países da América Latina e no Japão. É instrutor nos cursos de formação de Conselheiros do IBGC, membro do grupo de estudos do Portal do Conhecimento e foi Coordenador da Comissão de Boas Práticas em Reuniões de Conselhos e de Assembleias. Foi membro do Board Global da Harvard Business School Alumni Association e Presidente do Conselho da Fundação Casimiro Montenegro Filho. É Coach Executivo pelo Lore Institute (hoje Korn Ferry). É autor do livro “Gestão de pessoas não é com o RH”. É Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Mestre em Administração de Empresas pela University of Hartford, USA. Cursou o OPM-Owners/Presidents Management Program da Harvard Business School. 

Gestão e Cultura: Inseparáveis para o Sucesso do Líder

9h00 às 10h00

Carla Oliveira

Consultora na Hoper Educação

 

Psicóloga, mestranda em Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuou como Gerente de Gestão de Pessoas na Anima Educação. Foi responsável pela área de Gestão Estratégica de Pessoas de instituições de grande, médio e pequeno porte, premiadas entre as melhores organizações para trabalhar segundo a Great Place to Work - GPTW. Coordenou atividades e projetos direcionados ao desenvolvimento estratégico de pessoas e da organização. Colaborou em projetos de pesquisa para mapeamento de perfil do professor, reconhecimento e formação docente e coordenou um prêmio de inovação acadêmica de abrangência nacional nas instituições do Grupo Anima.

Como a formação de líderes inspira mudanças de impacto na educação

10h00 às 11h00

Wilson Matos

Reitor e Fundador do Unicesumar

Graduado em Matemática pela UFSC, Especialista em Cálculo Avançado pela UEL e Mestre em Ciências Gerenciais pela UNIMAR. Atuou como Professor na Universidade Estadual de Maringá e na Universidade Paranaense. Sua trajetória empresarial passa pelos setores de Transportes, Informática, Construção Civil e Educação. Fundador do Unicesumar e do Colégio Objetivo (unidade de Maringá), é atuante na sociedade organizada de Maringá, sendo membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM; Diretor da Associação Comercial e Empresarial de Maringá – ACIM; Presidente do Centro de Inovação Tecnológica de Maringá – CIM; Presidente da Agência Terra Roxa; ex-diretor da Sociedade Rural de Maringá – SRM e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná – SINEPE/NOPR. Em Brasília, compõe a Diretoria da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior – ABMES e da Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU e é Presidente do Conselho Fiscal do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB. Eleito 1º suplente do Senador Álvaro Dias, para o mandato de 2007-2014, assumiu o mandato entre abril e julho de 2007 e novamente entre agosto e dezembro de 2014, deixando 12 Projetos de Lei voltados à melhoria da educação no Brasil.

Primeira e Segunda Gerações Administrando Juntas a IES

11h30 às 12h30

Malcon Tafner

Diretor Presidente da DLB Tecnologia Educacional e Sócio da Hoper Educação

Formado em ciências da computação, Mestre e Doutor em engenharia de produção. Foi um dos fundadores e diretor do ICPG entre 1999 e 2008. Um dos fundadores           e diretor presidente da Faculdade Assevim entre 2002 e 2006. Também foi um dos fundadores e presidente do Grupo Educacional Uniasselvi entre 2008 e 2012 e Reitor da Uniasselvi de 2008 a 2012.

A Grande Família

14h00 às 15h00

Ricardo Salvador

Consultor Jurídico da Hoper Educação

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí (1999). É Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2010), com área de concentração em Direito Educacional. É também especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2001) e especialista em Direito Imobiliário. Sócio na banca Salvador & Associados Advogados. Atua no Direito Regulatório Educacional assessorando instituições de ensino superior.

Dificuldades e Estratégias inteligentes na transformação associativa e societária das IES sem fins lucrativos

15h00 às 16h00

Tarcisio Vilella

Consultor associado da Hoper Educação

Especialista em Análise de Mercado, Valuation e Fusões&Aquisições. É Sócio-fundador da Multiversa e investidor em start-ups educacionais. Com mais de 20 anos de experiência no Setor de Educação Privada foi professor universitário, coordenador de curso e diretor de IES (Ibmec/MG, Faculdade Minas Gerais e Faculdades Pitágoras), foi também de Diretor de Desenvolvimento na Kroton Educacional entre 2006 e 2009. Conduziu até o momento 24 operações de M&A bem sucedidas, num montante de mais de R$1,1 bi (Kroton + Multiversa). É Mestre em Administração e Graduado em Direito pela PUC MINAS.

M&A - É uma Alternativa para sua IES?

16h00 às 17h00

Plantão para Sanar Dúvidas e Informações sobre Regulação

Durante o PRODEESE haverá um atendimento especial a respeito da Regulação do setor, que será realizado pela equipe de consultores da Hoper Educação.

Instrumento de avaliação; Processos em andamento no MEC; Portaria nº 1095; dentre outros assuntos.

  

O atendimento poderá ser agendado e realizado durante o evento:.

Aproveite e fale conosco.