Voltar
Voltar
Voltar

Módulo 4

Gestão Financeira
e Indicadores

Principais indicadores de desempenho e performance. Compare o desempenho de sua IES com as Instituições de referência em gestão.

 

Aspectos pouco usuais da gestão financeira aplicados à área acadêmica, estabelecendo uma estrutura de custos e receitas equilibradas em todas as unidades de negócio da IES.

 

O valor de uma empresa e as variáveis que impactam no preço de um ativo neste setor.

01 e 02 de dezembro de 2016

Qui. 9h às 18h30

Sex. 9h às 17h

Wish Resort

Av. das Cataratas, 6.845 Tamanduá, Foz do Iguaçu, PR

Programação Completa

Quinta-Feira

09h às 10h30

Abertura

Macro Indicadores Hoper

Romário Davel

Consultor Sênior da Hoper Educação
 

Atua nas áreas de Avaliação Mercadológica, Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico. Graduado em Gestão Financeira, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ. Tem formação em Planejamento de Marketing e Pesquisa de Mercado pela ESPM. É Especialista em análise mercadológica de IES, avaliação de empresas e fundações para o processo de venda, aquisição e fusão.

10h30 às 11h

Coffee

11h às 13h

Captação de recursos para IES Com e Sem Fins de Lucro

Diogo Aragão

Vice Presidente na Credit Suisse
 

Formado em engenharia da computação, com especialização em finanças. Ingressou no Credit Suisse em 2007, e, desde então, participou de diversas operações de M&A em diferentes setores, como agronegócios, mineração, consumo, varejo e educação. No setor de educação, dentre outras operações, destacam-se a venda do Grupo IBMEC à DeVry Brasil, aquisição de participação minoritária no IBMEC pela Capital International, venda do Anglo para a Abril Educação e aquisição da UNISEB pela Estácio. Atualmente, é responsável pela cobertura do setor de educação no Brasil, pela originação e execução de transações de fusão e aquisição e por coordenar o time de execução do Banco de Investimentos Credit Suisse no Brasil.

Compartilhamento de Estrutura – Alianças Estratégicas para IES

Arlindo Cardarett Vianna

Presidente da Ilumno no Brasil 

 

A Ilumno é mantenedora das IES: Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e Universidade Veiga de Almeida (UVA) na qual também assume o cargo de Reitor. É responsável por consolidar o novo modelo de alianças estratégicas para educação superior no país proposto pela Ilumno, tendo o Centro Universitário Filadélfia (UniFil) a primeira IES aliada no Brasil. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Engenharia Civil pela PUC-Rio e possui mais de 25 anos de sua carreira dedicados à educação superior, sendo a última década a serviço da UVA. É membro do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e membro da Câmara de Comércio Brasil-Chile.

13h às 14h30

Almoço

14h30 às 16h

Panorama Econômico

Thais Herédia

Comentarista de Economia da Globo News

 

Jornalista especializada em cobertura econômica. Desde 2010 assina a coluna de economia do G1 – Portal da TV Globo. Na Globo News participa de diversos programas como comentarista de economia, entre eles o “Em Pauta”. Também foi repórter de economia do programa “Bom Dia Brasil”. É Pós-Graduada em Finanças pela FIA, atuou como Gestora na área de Comunicação Corporativa de empresas de grande porte e também como Assessora de Imprensa no Banco Central, durante a administração de Armínio Fraga.

16h às 16h30

Coffee

16h30 às 18h30

Ganhos e Competitividade

 

Infraestrutura Patrimonial para
o Crescimento Sustentável

Adriano Dias Souza

Diretor Financeiro da Unisul
 

Economista, Especialista em Finanças. Autor dos livros: "A formação e o gerenciamento do preço de venda no comércio" "Gestão Efetiva: Capacitando a Equipe a Realizar Objetivos", entre outros. Diretor Financeiro da Unisul. Fundador e atual Vice-Presidente do FinancIES. Membro do Conselho de Administração do Instituto Honoris Meritum. Sócio da empresa Matiz Capacitação para Resultado. Desenvolveu o sistema Thor®, focado na Gestão para Resultados. Em sua carreira profissional implantou modelos de gestão financeira, custos e orçamentos em empresas no Brasil e México.

Redução de Custos com Ampliação na Qualidade Acadêmica

Wildenilson Sinhorini

Consultor Sênior da Hoper Educação
 

Mestrando em consultoria e empreendedorismo, pela Rotterdam University (Holanda). Tem MBA em Gestão Empresarial (Centro Universitário São Camilo – ES), Aperfeiçoamento em Gestão Acadêmica (Centro Universitário São Camilo – SP), Bacharel em Administração (UNIOESTE). Autor do livro “Normas para Apresentação de Trabalhos”. Atuou como docente da Educação Básica e Superior. Foi coordenador de CPA, Gestor de Planejamento e Diretor Geral da Uniamérica.

Sexta-Feira

9h às 10h40

Indicadores de Evasão e Retenção de Alunos

Natalia Améndola

Analista de Estudos de Mercado na Hoper Educação

 

Estudou Ciencias de la Educación na Universidad Autónoma de Buenos Aires UBA (Argentina), Pedagogia no INEP e é Mestranda em Educação pela Universidad de Jaén (Espanha).  Desde 2010 é Analista de Mercado e Consultora na Hoper Educação. É co-autora da solução Hoper Retenção e Captação de Alunos e autora de artigos e capítulo da Análise Setorial da Educação Superior Privada sobre o assunto.

 

 

Paulo Freire

Analista de Estudos de Mercado na Hoper Educação
 

Formado em Ciências da Computação pela Unesp, Pós-Graduado em Business Intelligence pelo IBTA. Trabalhou com análise e desenvolvimento de software por 10 anos no mercado financeiro e em empresa multinacional. Desde 2013 trabalha como Analista de Dados e Mercado na Hoper Educação, pesquisando os temas da Evasão, Retenção e Captação de alunos. É co-autor da solução Hoper Retenção e Captação de Alunos e autor de curso, artigos e capítulo da Análise Setorial da Educação Superior Privada sobre o assunto. 

 

Ambos são autores da solução Hoper Retenção e Captação de Alunos e de capítulo da Análise Setorial da Educação Superior Privada sobre o assunto.

Oportunidade de Crescimento via EaD

Luciano Sathler

Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED
 

Diretor Nacional de Educação a Distância nas instituições educacionais metodistas. Professor colaborador do Mestrado em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Administração pela FEA / USP (2008). Curador do site Inovação Educacional.

10h40 às 11h10

Coffee

11h10 às 13h

Investimento e Mercado

A Visão dos Fundos de Investimentos Financeiros sobre a Consolidação do Setor

Marcos Salvador Teixeira

Diretor de M&A da Veritas Educacional
 

A Veritas Educacional é uma plataforma de investimento em educação da Advent International. Atua desde 2011 em educação, tendo conduzido 6 investimentos em instituições de ensino superior e mais de uma dezena de negócios em setores como diagnóstico por imagem, equipamentos médicos, agronegócio, serviços geológicos, saneamento, serviços imobiliários, além de educação. Foi Vice-Presidente de Private Equity no Patria Investimentos, Diretor de M&A na Lopes Brasil e Head de M&A na Kroton Educacional.

Valuation – Qual o Valor da sua IES?

Tarcísio Manso Villela

Sócio-Fundador da Multiversa
 

Mestre em Administração e Graduado em Direito. É Sócio-fundador da Multiversa, empresa líder em projetos de assessoria de fusões e aquisições, tendo sido responsável por 11 transações no montante de mais de R$ 1,1 Bi. Com mais de 20 anos de experiência no Setor de Educação Privada, Tarcísio foi professor de graduação e pós-graduação. Atuou no IBMEC/MG. Foi Diretor de faculdades, Diretor de núcleos de negócios, Fusões e Aquisições na Kroton Educacional entre 2006 e 2009. Como consultor associado da Hoper Educação, atuou no projeto de reestruturação da Universidade Braz Cubas, como Diretor de Operações.

13h às 14h30

Almoço

14h30 às 17h

Crédito Estudantil

O Desafio do Financiamento Estudantil: Cenário Atual e a Estratégia do Grupo Tiradentes

André Tavares

Superintendente Administrativo-Financeiro do Grupo Tiradentes
 

Possui MBA Executivo em Gestão Empresarial, MBA em Finanças Corporativas e em Estratégia e Finanças. Graduado em Administração de Empresas. É consultor das áreas de finanças corporativas e finanças pessoais, sendo certificado pela ANBIMA com o CPA-20. É comentarista semanal do Jornal Bom dia Sergipe (Quadro "Contas da Casa") da TV Sergipe/Rede Globo. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil S/A, foi Diretor de Finanças e Desenvolvimento do Banco do Estado de Sergipe-BANESE. Exerce a Vice-Presidência da Região Nordeste do FinancIES (Fórum dos Executivos Financeiros de Instituições de Ensino Superior).

O Crédito Educacional e o Empoderamento
da IES

Nivio Júnior Lewis Delgado

Diretor-Superintendente na Fundação de Crédito Educativo - FUNDACRED
 

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, atua há 18 anos no terceiro setor, no âmbito da educação. É especialista em programas de crédito educacional e exerce o cargo de diretor-superintendente na Fundação de Crédito Educativo - FUNDACRED, entidade pioneira em crédito educativo no Brasil, que há mais de 40 anos desenvolve um trabalho inovador e de grande contribuição para o crescimento da educação no País.

Autoparcelamento e Autofinanciamento – Questões Jurídicas Relevantes

Ricardo Luiz Salvador

Sócio da Tasso Pereira & Salvador Advogados Associados

 

Especialista em Direito Educacional, Direito Tributário e Direito Imobiliário. Bacharel em Direito, Mestre em Direito do Estado pela PUC São Paulo, com área de concentração em Direito Educacional. É Sócio da Tasso Pereira & Salvador Advogados Associados e Consultor Jurídico da Hoper Educação.

Compartilhe sua opinião conosco