Voltar
Voltar
Voltar

Módulo 5

Gestão do Ensino e da Aprendizagem

As mudanças nos processos de ensino e aprendizagem nas IES em todo o mundo.


Inovações metodológicas aplicadas à Educação Superior.


As melhores práticas na aprendizagem, tanto na modalidade presencial quanto à distância.

16 e 17 de março de 2017

Qui. 9h às 18h30

Sex. 9h às 17h

Wish Resort

Av. das Cataratas, 6.845 Tamanduá, Foz do Iguaçu, PR

Palestrantes Confirmados

Quinta-Feira

09h00 às 09h15

Abertura

09h15 ás 11h15

 Trilhas educacionais personalizadas: analítica
da aprendizagem e genômica educacional

Ronaldo Mota

Reitor da Universidade Estácio e Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria 

 

Pós-Doutor na University of British Columbia-Canadá e na University of Utah-EUA. Foi Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretário de Educação Superior, Secretário de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação, Professorial Visiting Fellow no Institute of Education da University of London e Condecorado pelo Presidente da República como Comendador na classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. 

11h15 às 11h45

Coffee

11h45 às 13h00

 Aprendizagem e Instrumentos de Avaliação

Cosme Massi

Presidente do Conselho da Hoper Educação

 

Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência (UNICAMP), Bacharel em Física (UFRJ). Foi Pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional (Universidade Positivo). Foi membro da Comissão Técnica de Avaliação do INEP/MEC. Atuou como consultor do INEP/MEC, do SESu/MEC, da CAPES, do CNPq e da FAPESP. Ganhador do Prêmio Moinho Santista Juventude, na Área de Lógica Matemática. Autor do livro "Como resolver provas e exercícios”.

13h00 às 14h30

Almoço

14:30 ás 15:30

 Metodologias Ativas e Inovação na Educação
a Distância

José Armando Valente

Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE)
da UNICAMP
 

 

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da UNICAMP.

15h30 ás 16h00

 Tendências para a Educação Superior: Horizon Report

Flávia Bravin

Diretora Editorial da Somos Educação

 

Com grande experiência nos setores editorial e educacional. É vice-presidente da Associação de Direitos Reprográficos – ABDR, professora de Pós-graduação. Doutora em Administração pela FEA-USP, com especialização no Mercado Editorial pela Stanford University e Frankfurt Academy.

16h00 às 16h30

Coffee

16h30 ás 17h30

 Construção de um sistema pedagógico coerente para a educação 3.0

Rui Fava

Vice-Presidente Acadêmico do Grupo Ânima Educação

 

Com vasta experiência no setor Educacional, criou e implementou modelos acadêmicos inovadores e sustentáveis, exerceu as funções de Diretor Geral, Diretor Acadêmico, Reitor e Vice-Presidente em importantes instituições de educação superior. Graduado em Administração e Ciências Contábeis, é autor dos livros: O Estrategista - 2006; Educação 3.0: como ensinar estudantes com culturas tão diferentes – 2011; Educação 3.0: Aplicando o PDCA nas Instituições de Ensino – 2014 e Educação para o Século XXI - a era do indivíduo digital – 2016.

17h30 ás 18h30

 Os novos paradigmas do ensino e da aprendizagem e seus impactos no modelo de negócios e gestão da IES

Ryon Braga

Diretor-presidente da Faculdade Uniamérica e Diretor Técnico da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior)

 

Graduado em Medicina e pós-graduado em Neuropedagogia. Autor de diversos livros na área educacional e membro do conselho de administração de três universidades. Consultor de Gestão Universitária há 20 anos.

Sexta-Feira

9h00 ás 9h40

 Case Uniamérica: Ensino Híbrido, Tecnologias
E Metodologias Ativas na Educação Superior

Thuinie Medeiros Vilela Daros

Coordenadora e docente do colegiado de pedagogia da Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA 

 

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Possui Especialização em Fundamentos Filosóficos e Políticos da Educação e Alfabetização com ênfase em letramento. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas - MEDIAR. Autora do livro Para que serve ler e escrever? Os sentidos que as crianças atribuem à linguagem escrita. Sócia-Diretora da Téssera Educação. 

9h40 ás 10h20

 A prática docente sem rodeios: quem são e o que fazem os bons professores

Henrique Carivaldo de Miranda Neto

Diretor de Graduação do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

 

Doutorando em Educação. Mestre em Educação Superior. Especialista em Gestão Empresarial. Licenciado em Letras (Português/Espanhol) e licenciado em Filosofia. Realizou cursos de aperfeiçoamento em Psicologia e Saúde Mental, em Psicologia e Marketing, em Aconselhamento Psicológico e Psicopedagógico, em Didática do Ensino Superior e em Docência do Ensino Superior. Docente em cursos de graduação e pós-graduação. Palestrante.

10h20 ás 11h00

 Estrutura do Pensamento como Base

para a Aprendizagem

Daniela Zamboni Guimarães

Diretora do Instituto de Potencialidades Humanas

 

Especialista em Intervenção Cognitiva licenciada para aplicar no Brasil a Avaliação da Modificabilidade Cognitiva pelo  Feuerstein - Bassou International Training  Academy (Israel), com formação pelo Feuerstein Institute na Holanda, República Tcheca e Itália. Certificada pela Being Human Talent Develpment Center (Nova Iorque) para utilização do Neethling Brain Instruments. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com atuação durante 12 anos como gestora na educação básica. 

11h00 ás 11h30

Debate

Adriano Coelho

Consultor da Hoper Educação
 

 

Foi Gestor-educador na Educação Básica durante 18 anos. Foi Professor universitário de Graduação, Pós-graduação e Coordenador Geral de Pós-graduação. Pesquisador nas áreas de EaD, Gestão Educacional e Escolar, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento e Comunidades de Aprendizagens. Graduado em Pedagogia (FEJ), Pós-graduado em Administração Escolar (SPEI), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (USP), Mestre em Educação (PUC/PR) e Doutor em Educação-Currículo (PUC/SP).

12h00 ás 13h00

 Motivação dos alunos através do blended learning: Como criar um ambiente acadêmico que proporciona aprendizagem motivadora e que impulsiona os alunos ao sucesso

Mariam Purcell

Coordenadora Internacional e Senior Trainer na Advantages School International

 

Atua como educadora em Sacramento, na Califórnia. Concluiu seu Bacharelado de Ciências em Cinesiologia pela Universidade do Estado de Sacramento e obteve o Mestrado em Orientação Educacional pela Universidade de Laverne. Mariam é Professora, Tutora para Educação Virtual e Orientadora Educacional.

13h00 às 14h30

Almoço

14h30 ás 15h45

 Ecossistemas Educacionais

William Klein

CEO da Hoper Educação 

 

Atuou na Implementação de Sistemas de Educação a Distância, Gestão de Instituições do Terceiro Setor de Gestão e Tecnologia da Informação. Fundador da ONG Reaprendentia onde atua em programas para Formação e Desenvolvimento de Professores há 9 anos.  É Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

15h45 ás 17h00

 Retenção de Alunos através da Motivação para 
a Aprendizagem

Laênio Loche

Fundador da Livre-Pensamento Desenvolvimento Educacional

 

Autor e docente dos cursos Didática do Pensamento Crítico 1 e 2. Especialista em Didática e Metodolo­gia do Ensino pela Unopar. Psicólogo, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor universitário e conferencista sobre pensamento crítico e habi­lidades cognitivas em diversos estados do Brasil. Participou da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Uniamérica. Atuou no mercado editorial onde gerenciou editora, distri­buidora e livraria, realizando projetos para, entre outros, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Spolleto. Enquanto consultor, prestou serviços para OIT (Organização Inter­nacional do Trabalho) e outras instituições.

Compartilhe sua opinião conosco