Informativo Quinzenal

Buscar

RANKING DOS CURSOS PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA


Compartilhe:

Através da análise dos dados mais recentes divulgados pelo Censo da Educação Superior (MEC/Inep), nos últimos 6 anos (2010 a 2015), podemos fazer o levantamento dos cursos presenciais privados que o estudante brasileiro da Educação Superior mais procurou.

#1º DIREITO

Desde 2012, notamos que o curso de Direito vem sendo o primeiro do ranking. Das 2.069 IES privadas do país em 2015, 799 delas (38,6%) ofereciam este curso no mesmo ano. É um curso bem tradicional, que também é muito procurado por pessoas interessadas em concursos públicos.

#2º ADMINISTRAÇÃO

O segundo curso mais buscado foi o de Administração, curso que já esteve na primeira posição do ranking, mas que tem estado na segunda colocação desde 2012. A cada ano este curso tem perdido mais matriculados. Parte destes alunos migrou para a modalidade EaD no mesmo curso. De 2014 para 2015 a queda de matrículas no presencial foi de 6,8% ao passo que o aumento na EaD foi de 1,8%.

#3º ENGENHARIA CIVIL

O terceiro curso mais buscado é o principal destaque deste ranking: Engenharia Civil. De 2010 para 2015 este curso pulou da 12ª posição para 3ª posição e continuava em crescimento. De 2014 para 2015 o curso cresceu 12% em número de matrículas. Parte desse interesse deveu-se ao aquecimento do mercado imobiliário e também a projetos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, ocorridas em 2014 e 2016 respectivamente. Vale ressaltar que se nota atualmente (2017) uma queda na procura por este curso.

SUBIU NO RANKING

Fenômeno parecido ocorreu com o curso de Arquitetura e Urbanismo, estimulado pelos mesmos motivos, saltando da 15ª posição em 2010 para a 10ª posição em 2015.

O curso de Enfermagem foi estimulado pelo FIES, com mais liberação de vagas para a área da saúde, saltando da 6ª posição para a 4ª posição.

DEMAIS CURSOS

Os demais cursos mantiveram-se em posições próximas nestes 6 anos de análise, sendo que alguns se mantiveram na mesma posição nos últimos 4 anos.

Destaque apenas para a queda de Comunicação Social, caindo da 6ª posição para a 9ª posição e de Pedagogia, caindo da 4ª posição para a 6ª posição, com parte dos alunos migrando para o mesmo curso na modalidade EaD (a qual apresentou crescimento de 4,9% de 2014 para 2015). Conheça soluções para retenção e captação de alunos.

Quer compreender mais sobre o desenvolvimeno do mercado das IES no Brasil? Clique aqui.

PAULO FREIRE

Analista de Estudos de Mercado

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann e Maria Luiza Zarro – Diagramação: Julia Gonçalves

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

801 visualizações
  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
RSS Feed

+55 45 3026 0100   hoper@hoper.com.br

FOZ DO IGUAÇU

Avenida República Argentina, 3370 - Sala 03 - Jd. Panorama - 85856 578 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil

BRASÍLIA

SHN Qd. 01, Bl. "F"- Entrada "A", Conj. "A", Edifício Vision Work & Live - 10º andar - Sala 1003 - 70701-060 - Asa Norte -  Brasília - DF - Brasil (agende seu horário pelo telefone 45 3026.0125)

 

Copyright © 2014 HOPER EDUCAÇÃO. Todos os direitos reservados.

hoper, analize, ssa, sagah, portal, universitario, consultoria, indicadores, solucao, aprendizagem, assessoria, gestao, academica, educacao, educacionais