top of page

Informativo Quinzenal

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA IES?



Quando falamos em Cultura Organizacional em uma instituição de ensino, logo pensamos nos conceitos fundamentais de Missão, Visão e Valores. A Missão, pensada como o motivo de existência da instituição. A visão, sendo as perspectivas futuras do negócio e os valores, como direcionadores dos comportamentos e decisões institucionais. Mas trago aqui reflexões ainda mais profundas, pois a verdadeira força motriz de uma instituição está além destes pontos da sua estratégia. Está no seu propósito! Este é o fator que mais influencia o jeito de SER e FAZER de uma IES.


Empresas de vanguarda como o Google, Netflix e Nubank, assim como as companhias tradicionalmente conhecidas pela força da cultura, como Natura e Ambev, atraem o interesse dos estudiosos do comportamento organizacional para entender qual a mágica está por trás da sinergia nos negócios e dos resultados decorrentes de uma forte cultura. Olhando para os destaques neste tema, cito aqui pontos que aparecem em empresas que são referência por sua cultura organizacional:

Coerência entre o que é pregado como cultura e o que é praticado no dia a dia.

Valorização da relação de confiança entre as pessoas.

Cuidado com a experiência do colaborador (Employee Experience). E neste ponto tem ficado cada vez mais claro que tratar os colaboradores como clientes pode trazer resultados muito positivos para o negócio.

O conhecimento do que é valorizado pelo público interno e pelos profissionais que a empresa deseja atrair para o seu time. Isso pode estar vinculado aos aspectos mais subjetivos da cultura ou mesmo ao modelo de reconhecimento e remuneração.

Forte engajamento dos colaboradores.

Clareza dos “custos invisíveis” da cultura. Entendidos como atitudes que prejudicam a operação.

Existência de práticas que fortalecem a cultura, em especial relacionadas ao Reconhecimento, Comunicação e Desenvolvimento de Líderes.

Clareza do Propósito. Que é despertado nas pessoas e faz parte do presente.


Nas instituições de ensino, a cultura organizacional é um tema que pode ser mais amplamente explorado, tendo em vista que já estamos imbuídos do propósito nobre da Educação. O que precisa ser feito é compreender como fazer para que as pessoas se vejam neste propósito e identificar o que pode minar as estratégias da instituição e prejudicar os resultados.


Então, para entender o que está por trás da cultura da sua IES faça o diagnóstico da cultura, identifique os custos invisíveis dessa cultura, tenha clareza do propósito institucional e compartilhe tudo isso com as pessoas que farão com que a estratégia saia do papel.



Quer saber mais sobre Gestão Estratégica para sua IES? Venha conversar conosco.

Carla Oliveira Consultora da Hoper Educação

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

594 visualizações

Leia Mais

bottom of page