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Informativo Quinzenal

NÃO É A CRISE ECONÔMICA QUE TIRA ALUNOS DAS ESCOLAS PARTICULARES


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O título deste artigo parece um pouco exagerado, mas, antes que os diretores e mantenedores de escolas particulares que andaram perdendo alunos nos últimos 2 anos contestem veementemente que os alunos estão saindo das escolas particulares por motivos econômicos, vamos avaliar os números e o comportamento da população em mais detalhes. Estamos saindo da maior crise econômica da história do Brasil, e, de fato, em 2016, houve perda de 3,2% de alunos no Ensino Médio privado, segundo a Hoper Educação (2017). Vale observar que essa taxa de evasão foi muito inferior à perda de renda das classes A, B e C, respectivamente, de 12,2%, 5,9% e 3,3% (Valor Econômico). Entre as creches e o Ensino Fundamental II privado, simplesmente não houve perda de alunos nas escolas privadas do país..

Fonte: Hoper Educação - Análise Setorial da Educação Superior Privada – Brasil – 2017, p. 133

As famílias que tradicionalmente pagam por educação na rede particular, em geral, cortam todos os tipos de despesas que podem antes de pensar em trocar os filhos de escola: viagens, vestuário, cursos extra, transporte, restaurantes, gastos com empregados domésticos ou compras parceladas, tudo pode ser repensado. Mudar de escola, por motivos financeiros, é a última opção. Quando este dia chega, as famílias que gostam da escola de seus filhos pedem descontos ou ficam inadimplentes, mas não os tiram de lá – há muitos depoimentos que confirmam isso até nas matérias jornalísticas que apontam uma migração “jamais vista” das escolas particulares para as públicas ​​

Alunos trocam de escola quando observam que não estão aprendendo ou quando não se sentem integrados ao grupo de colegas e à comunidade escolar como um todo. Uma escola particular que esteja perdendo alunos, mesmo durante o pior momento da crise brasileira, deve estar com alguma dificuldade de retê-los no âmbito social, emocional ou da aprendizagem.

Se não podemos atribuir a perda de alunos a questões econômicas, caso isso esteja ocorrendo em uma escola particular no Brasil, mesmo na crise, há muito a se investigar sobre os motivos desses movimentos.

Quando investigamos esses motivos em detalhes, surgem mais surpresas. Em geral, a solução para manter alunos não passa por ensinar mais e melhor, entendendo-se qualidade como uma oferta de mais conteúdo, mais cobrança e mais disciplina. Os alunos ficam nas escolas em que sentem que aprendem, onde têm voz e nas quais desenvolvem seus talentos pessoais. Um jovem que perceba que está aprendendo muito (e isso é diferente de estar em uma escola que ensina muito), que tenha amigos e um espaço para se expressar não aceita trocar de escola por motivos financeiros, sem avaliar todas as outras possibilidades à sua disposição. Nem mesmo na crise. Referências: Hoper Educação - Análise Setorial da Educação Superior Privada – Brasil - 2017 Farias, Adriana. Número recorde de alunos trocam escolas particulares pelas públicas. Veja São Paulo, 1/6/2017. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/mudanca-escola-particular-publica-crise-capa/. Acessado em: 23/11/2017. Guimarães, Frederico. Crise tem afastado alunos do ensino privado. Revista Educação, Edição 231. 8/8/2016. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/crise-tem-afastado-alunos-do-ensino-privado/. Acessado em: 23/11/2017. Mota, Camilla Veras. Classe A foi a que mais perdeu renda em 2016. Valor Econômico, 30/1/2017. Disponível em: http://www.valor.com.br/brasil/4851488/classe-foi-que-mais-perdeu-renda-em-2016. Acessado em 23/11/2017. Villas Bôas, Bruno. Na retomada, renda da classe 'A' sobe 6 vezes mais depressa. Valor Econômico, 12/9/2017. Disponível em: http://www.valor.com.br/brasil/5115278/na-retomada-renda-da-classe-sobe-6-vezes-mais-depressa. Acessado em: 23/11/2017.

Quer saber mais sobre captação, retenção e conversão de alunos para sua IES? Agende uma conversa conosco.

Dra. Betina Von Staa

Coordenadora do CensoEAD.BR da ABED e Consultora Hoper para Educação Básica.

EXPEDIENTE:

Revisão: Mariana Andrade e Maria Luiza Zarro – Diagramação e Gráfico: Matheus Nogueira

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

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