top of page

Informativo Quinzenal

COACHING: FERRAMENTA DE APOIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA IES


COACHING: FERRAMENTA DE APOIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA IES

Compartilhe:


Muitas organizações elaboram planos estratégicos, diretrizes, objetivos e metas a serem alcançados e, no entanto, acabam falhando na execução do planejamento estratégico. Ao falar da consecução do planejamento estratégico, remete-se às pessoas que trabalham na Instituição de Ensino, em todas as esferas ou níveis hierárquicos, ou seja, professores, coordenadores, funcionários, assessores e gestores, de modo geral.


O plano pode ser ótimo, inovador e capaz de levar a IES à melhores posições no mercado em que atua. No entanto, a elaboração deste é uma pequena parte, a outra, maior, refere-se à sua implementação e execução, através das pessoas. Assim, é preciso fazer com que estas se posicionem a favor do plano, adotando-o de fato como elemento norteador, direcionador das ações, em busca dos objetivos e metas propostas.


A implementação do planejamento estratégico sofre influência da cultura organizacional. Esta cabe lembrar, pode ser considerada como a expressão dos membros ou participantes da IES. Outro viés importante é o de que a cultura da IES muda ao longo do tempo. Assim, ela é variável e traz consigo duas abordagens: informal e formal.


COACHING: FERRAMENTA DE APOIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA IES

O Coaching ao ser utilizado como ferramenta de apoio à consecução do planejamento estratégico busca o desenvolvimento de competências que vão ao encontro daquilo que foi planejado, por meio de mudanças comportamentais, influindo sobre os elementos formais e informais da cultura organizacional.


Impacta, portanto, no autodesenvolvimento dos líderes e na cultura da IES, potencializando qualidades e trabalhando pontos de melhoria de forma a elevar a performance de pessoas e instituição ao mais alto rendimento possível às equipes de trabalho.


Neste sentido, o Coaching é um processo singular e complementar à execução do planejamento estratégico. Singular, porque é único e destinado às lideranças que ocupam posições estratégicas, não apenas na IES, mas também, para àqueles que tem papel fundamental na implementação e execução dos planos. Complementar, pois, ao preparar essas lideranças, pode aumentar significativamente os resultados positivos, por meio de técnicas e ferramentas conduzidas por um coach, em parceria com o cliente – o coachee.


O Coaching, voltado à implantação e execução do planejamento estratégico, atua como elemento moderador e instigador, por meio do autodesenvolvimento de pessoas-chave em direção ao alcance de objetivos e metas esperadas. Assim, busca sanar possíveis pontos cegos, temas conflitantes, inseguranças, crenças limitantes, de modo a garantir a execução do planejamento estratégico.



VÂNIA HERNANDES

Consultora da Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Maria Luiza Zarro – Diagramação: Etienne Todo Bom

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

455 visualizações

Leia Mais

bottom of page